Refugiados no Brasil podem fazer inscrição para vestibular

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pelo segundo ano consecutivo, Universidade Federal de São Carlos abre inscrições para refugiados; candidatos devem encaminhar carta manifestando interesse até o próximo dia (27/09/2010).

O escritório no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, divulgou nesta quinta-feira que estão abertas as inscrições de um vestibular específico para refugiados.

A prova é organizada pela Universidade Federal de São Carlos, Ufscar, pelo segundo ano consecutivo. Os candidatos devem encaminhar uma carta indicando o curso de graduação de interesse até o dia 27 de setembro.

Documentos

É preciso ainda apresentar comprovantes da conclusão de estudos equivalentes ao Ensino Médio e parecer do Comitê Nacional para os Refugiados sobre a situação do candidato.

Desde 2009, a Ufscar reserva pelo menos uma vaga para refugiados em todos os cursos de graduação e cinco pessoas já estão sendo beneficiadas pela iniciativa. A Universidade, no interior paulista, também fornece apoio a esses estudantes, para facilitar o processo de integração e ajuda com moradia e alimentação, se necessária.

2011

A lista com os aprovados será divulgada em fevereiro de 2011 pela Ufscar. A universidade integra a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, implementada pelo Acnur na América Latina em 2003.

A Cátedra busca difundir o direito dos refugiados e é uma homenagem ao brasileiro que morreu há sete anos num ataque contra as intalações da ONU no Iraque.

 *Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]