Rallye do Batom, a prova mais charmosa do automobilismo baiano, é campeão em solidariedade

Na 18ª Edição, que acontece no sábado (25/09/2015), com largada às 9h, na Praia do Jardim de Alah, serão arrecadadas quase oito toneladas de alimentos não-perecíveis

O Rallye do Batom é a prova mais charmosa do automobilismo baiano e a campeã em solidariedade. Na 18ª Edição, que acontece no sábado (25), com largada às 9h, na Praia do Jardim de Alah, serão arrecadadas quase oito (8) toneladas de alimentos não-perecíveis, doadas pelas 200 duplas inscritas. As doações vão beneficiar quatro instituições filantrópicas. Este número ultrapassa em cerca de 30% o que foi arrecadado no ano passado, cerca de 6 toneladas.
“Faço questão de ressaltar esse trabalho social, que é de grande importância e nos deixa muito feliz”, afirma a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia e idealizadora do Rallye do Batom, Selma Morais. Ela destaca outras características da prova: “Os competidores participam de uma festa maravilhosa; famílias inteiras pegam a trilha, se divertem e ainda fazem o bem”, comemora.

O presidente da distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Ruy Andrade, patrocinador do evento há cinco anos, diz que a distribuição de alimentos é um dos pontos altos da festa. “Uma das minhas maiores emoções foi ver meu pai, um senhor de 96 anos, carregando um saco de cinco quilos de arroz, nas costas, para entregar a uma das instituições beneficiadas”, frisa Andrade. “Precisamos que outras empresas apóiem eventos como esse para que o esporte possa crescer ainda mais no Estado”, completa.

As instituições beneficiadas este ano são o Centro Espírita Pousada da Fraternidade e Amor, que trabalha com idosos e pessoas da comunidade de Brotas; o Circo Maravilha, que realiza um trabalho com gestantes de baixa renda e crianças; o Abrigo Dom Pedro II, que atende a idosos, e as Voluntárias Sociais, do Governo do Estado da Bahia.

O diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, ressalta a importância do Rallye do Batom. “Eu soube que serão 200 duplas, ou seja, 500 pessoas participando do evento. O Governo do Estado Bahia se sente honrado em apoiar essa prova, que é sinônimo de solidariedade”, diz.

O clima solidário do Rallye do Batom fica evidente na trilha. Segundo Marinês Senhoreto, que pilotou em 2009 na categoria Expedition e faturou a sexta colocação, o Rallye do Batom é uma das poucas provas em que o companheirismo é mais importante que os resultados.

“Eu participei pela primeira vez no ano passado e fiquei impressionada. Alguns voltavam apenas para ajudar outros competidores, que às vezes, eram desconhecidos, até aquele momento. A trilha é bem diferente das trilhas do campeonato baiano. Prioriza a diversão, com paisagens e tudo que a gente tem direito”, comenta. Este ano ela garantiu a vaga nos dois primeiros dias de inscrição.

Um das novidades desta edição do Rallye do Batom é a categoria Convidados, que abriga a antiga categoria Imprensa e um grupo de convidados – personalidades ligadas ao automobilismo e ao turismo da Bahia. Já confirmaram presença nesta categoria o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, e sua companheira, Rosa Pinteiro; a presidente da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), Emília Silva, que correrá na companhia do piloto da Mini Challenge, Patrick Gonçalves. As 200 duplas serão distribuídas em sete categorias: Graduados, Turismo e Expedition e Batom 4×4 que vão percorrer uma mesma trilha; Convidados, Batom 4×2 e Turismo 4×2, que terão uma trilha diferente, mais leve, porém com muita emoção.

A PROVA – A 18ª Edição do Rallye do Batom terá duração estimada de quatro horas, com um percurso aproximado de 140 km, passando pelas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho. A chegada será no Catussaba Resort Hotel, com a tradicional feijoada ao som da banda Samba 40º. Em 2010, são cerca de 500 participantes, entre 200 duplas e 100 convidados, contando com os Zequinhas, que farão parte da grande festa do automobilismo baiano que têm grid comparado ao da Mitsubishi Cup, tradicional prova do Off Road nacional.

A 18ª Edição do Rallye do Batom terá duas trilhas: uma para carros 4×4 e outra para 4×2. A primeira promete mais adrenalina, pois exige melhor desempenho do automóvel e da dupla em trechos fora de estrada. “A trilha 4×2, embora tenha menor risco de atoleiros e menor incidência de pegadinhas, tem emoção garantida para quem ainda não tem performance profissional em Rallyes de regularidade”, comenta o diretor da prova, José Carlos, mais conhecido como Zé do Rádio.

Para participar do Rallye do Batom não precisa ter experiência. A competição é de regularidade e os carros são os mesmos utilizados no dia a dia, sem qualquer tipo de preparação especial. Além dos três primeiros colocados em cada categoria serão premiados O Melhor Carro Chevrolet em cada categoria, oferecidos pela montadora; Os três melhores ‘Garotos do Batom’; As três melhores ‘Garotas do Batom’; além do ‘Carro mais Enfeitado’.

As inscrições para o Rallye do Batom podem ser feitas pelo site www.rallyedobatom.com.br e a competição será disputada no sábado (25), com largada no Jardim de Alá, às 9h, e chegada no Catussaba Resort Hotel, na praia de Stella Mares.
A 18ª Edição do Rallye do Batom tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, pelo quarto ano consecutivo, do Governo do Estado da Bahia e FazAtleta, além do apoio da Chevrolet, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), da Transalvador – Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador, e da Limpurb – Empresa de Limpeza Urbana do Salvador; do Centro de Medicina Humana; do Catussaba Resort Hotel e da Transamérica (a rádio do evento).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]