Queda de Alckmin e avanço de Mercadante apontam para 2º turno em São Paulo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A eleição para o governo de São Paulo poderá ser decidida apenas no segundo turno, indicou ontem, pela primeira vez, o instituto Vox Populi. Segundo o Vox, de agosto para cá o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) perdeu nove pontos, ao mesmo tempo em que o candidato do PT, Aloízio Mercadante, ganhou nove. A vantagem de Alckmin sobre Mercadante, que era de 32 pontos percentuais, caiu para 12 pontos. Agora o tucano tem 40% enquanto o petista tem 28%.

Ao mesmo tempo o candidato ao governo estadual, a candidata do PT à Presidência também cresceu junto ao eleitorado paulista. Entre agosto e setembro, informa o Vox Populi, Dilma cresceu dez pontos e chegou a 43% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) perdeu 11 pontos, caindo de 40% para 29%, e Marina (PV) ganhou 3 pontos, subindo a 12%.

Os resultados apurados pelo Vox Populi para a eleição ao governo paulista diferem acentuadamente dos que o Ibope e o Datafolha apuraram também nesta semana. Enquanto a diferença favorável a Alckmin é de 12 pontos na pesquisa Vox Populi, o Ibope e o Datafolha apontam, respectivamente, vatagem de 22 pontos e de 28 pontos para o candidato tucano.

Leia, a seguir, o que indicam as mais recentes pesquisas realizadas pelos três institutos sobre as intenções de voto para o governo de 11 estados e do Distrito Federal.

SÃO PAULO

O Vox Populi aponta 40% para Geraldo Alckmin (PSDB) e 28% para Aloízio Mercadante. Já o Datafolha apurou 51% para o tucano e 23% para o petista. No Ibope, Alckmin aparece com 48% e Mercadante com 26%

PERNAMBUCO

Eduardo Campos (PSB) tem entre 70% e 73% nas pesquisas dos três institutos. Jarbas Vasconcelos (PMDB) varia entre 15% e 17%.

DISTRITO FEDERAL

O petista Agnelo Queiroz aparece na frente em todas as pesquisas, com vantagem de até 11 pontos sobre Joaquim Roriz (PSC), que ontem renunciou à candidatura e lançou a de sua mulher.

RIO DE JANEIRO

O governador Sérgio Cabral (PMDB) tem entre 54% (pesquisa Vox Populi) e 60% (Datafolha). Fernando Gabeira, do PV, oscila entre 15% e 17%.

RIO GRANDE DO SUL

Os institutos Vox Populi e Datafolha informam que o índice de intenção de voto do candidato petista Tarso Genro é igual ou superior ao dobro do índice do segundo colocado, José Fogaça (PMDB). Na pesquisa Vox Populi, Tarso obteve 45%, contra 22% de Fogaça. O Datafolha aponta 46% para o petista e 23% para o peemedebista.

BAHIA

Candidato à reeleição, o governador Jaques Wagner (PT) obteve 52% na mais recente pesquisa Ibope e 46% na pesquisa Vox Populi divulgada ontem. O Vox Populi aponta Paulo Souto (DEM) isolado em segundo lugar, com 18%, mas o Ibope aponta empate – em 15% – entre Souto e Geddel Vieira Lima (PMDB).

MINAS GERAIS

Segundo o Datafolha, o governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera a disputa, com 42%, contra 37% do candidato do PMDB, Hélio Costa.

Em outros cinco estados o Ibope apurou e divulgou os seguintes resultados:

SANTA CATARINA

Raimundo Colombo (DEM) 43%

Angela Amin (PP) 27%

GOIÁS

Marconi Perillo (PSDB) 43%

Iris Rezende (PMDB) 33%

MATO GROSSO DO SUL

André Puccinelli (PMDB) 51%

Zeca do PT 41%

MATO GROSSO

Silval Barbosa (PMDB) 46%

Mauro Mendes (PSB) 24%.

PIAUÍ

Wilson Martins (PSB) 39%

João Vicente Claudino (PTB) 27% e Sílvio Mendes (PSDB) 25%.

*Com informação de Brasília Confidencial

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120839 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.