
O próximo governo terá uma carteira de pelo menos 50 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para serem inaugurados ainda em 2011, como anunciou nesta quarta-feira (22/09/2015) o ministro da Educação Fernando Haddad: “Quem assumir a Presidência terá a prerrogativa de inaugurar mais ou menos 50 novos institutos, que já estão previstos no processo de expansão lançado no governo Lula. Esse é um anúncio inédito.”
A divulgação foi feita em primeira mão pelo ministro da Educação durante cerimônia de assinatura de decretos, pelo presidente Lula, que dão autonomia orçamentária e financeira aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), autoriza a reposição de servidores técnico-administrativos e a constituição de banco de professor-equivalente.
A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consuelo Aparecida Sielski, explica que, na prática, significa que os Ifet poderão repor de uma maneira mais rápida e menos burocrática as vagas de professores e técnico-administrativos aposentados e afastados e terão autonomia para remanejar o próprio orçamento.
Aumentando o número de professores e técnicos, certamente teremos estrutura para atender mais alunos. Estimamos aumentar em 20% o número de vagas, o que corresponde a 50 mil novos alunos já em 2011. É um marco histórico para a educação brasileira.