Projeto Nordeste levará água para 22 municípios do semiárido da Bahia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) divulgou neste sábado (25/09/2010) a visita feita por autoridades do governo baiano ao canteiro de obras da primeira etapa do Projeto Nordeste da Bahia, que atenderá a aproximadamente 80 mil pessoas da zona rural de Paripiranga, Cícero Dantas, Fátima, Adustina e Heliópolis, no semi-árido baiano.

Além de implantar de imediato o abastecimento de água na região, a valorização do potencial da única alternativa de manancial permitirá a atração da agroindústria. A expectativa é a de que, com a água disponibilizada, esse território se torne um grande produtor de alimentos e também pólo na criação de oportunidades de desenvolvimento do semi-árido.

De acordo com a Cerb, o projeto terá nesta etapa sete frentes de trabalho para a perfuração de quatro poços e a implantação de 138 quilômetros de adutoras. Os serviços foram iniciados na adutora principal, trecho que liga Fátima a Paripiranga, e nas redes de distribuição das localidades, totalizando 62 mil metros de rede e 600 ligações domiciliares.

Em termos de saúde, o projeto diminuirá sensivelmente as doenças de veiculação hídrica, além de evitar que famílias se desloquem vários quilômetros para abastecer suas casas e dar de beber aos rebanhos. Além disso, as prefeituras vão deixar de pagar e depender de carros-pipas.

Participaram da visita, a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário Desenvolvimento de Integração Regional, Edmon Lucas, e o presidente da Cerb, Bento Ribeiro. O obra está sendo realizada sobre uma das maiores reservas de água subterrânea de qualidade, com 5,3 bilhões de metros cúbicos, e atenderá 22 localidades. Foram investidos recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do governo estadual. Cerca de 40% das obras de responsabilidade da Cerb já foram executadas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.