Projeto da UEFS protege praias de Saubara

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está desenvolvendo um projeto de extensão no município de Saubara, localizado no Recôncavo Baiano, com o objetivo de melhorar as condições socioambientais do local.

O projeto beneficia os 14 quilômetros de praia que mais sofrem com a ação predatória de turistas e com a atividade pesqueira e marisqueira dos moradores locais. Em destaque estão as praias de Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, as mais procuradas em épocas de veraneio.

Educação ambiental

Iniciado em março deste ano, o projeto já apresenta alguns resultados, entre eles, a criação da Cooperativa de Badameiros de Saubara (Coobasa) pela intervenção do sistema de coleta do lixo, com uma ação direta junto aos catadores de lixo e técnicos da Prefeitura. A perspectiva é transformar parte do lixo coletado em renda para as famílias envolvidas e reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no meio ambiente.

Além disso, está sendo realizado um trabalho de educação ambiental no município, por meio de reuniões, oficinas e seminários em escolas, envolvendo também agentes de saúde e lideranças comunitárias. Também já foram instalados coletores seletivos nas praias para reduzir a quantidade de material poluente sugado pelas águas.

O projeto representa um investimento de R$ 180 mil com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Todo o trabalho é realizado por uma equipe articulada, integrada por seis professores da Uefs, dois estudantes de pós-graduação, três estudantes de graduação e quatro estudantes do ensino médio.

Segundo o coordenador do projeto, professor Ildes Ferreira, a degradação ambiental nas praias de Saubara representa uma ameaça a toda a comunidade. “É necessário que a comunidade que usufrui das belezas do local se articule com a organização local para que se faça o sentido inverso dessa degradação”, salienta.

Saubara possui 12 mil habitantes que vivem da pesca, da mariscagem e do turismo, mas em épocas de veraneio sua população chega a 40 mil pessoas, grande parte de Feira de Santana, segundo técnicos da Prefeitura Municipal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]