Prefeitura de Feira de Santana investe em pavimentação asfáltica. Confira esta e outras notícias da gestão de Tarcízio Pimenta

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Internet chega a Matinha e Jaíba

Mais dois distritos feirenses estão sendo contemplados com o programa de internet banda larga gratuita Feira Cidade Digital, promovido pelo Governo Municipal. Com o processo de implantação da inclusão digital em expansão, o serviço também passa a ser oferecido para todos os moradores dos distritos de Matinha e Jaíba.

As antenas para expansão do sinal visando a cobertura em toda a zona rural de Feira de Santana já formam adquiridas pela Prefeitura e serão implantadas, a partir de segunda-feira (06/09/2010), nos dois distritos.

A primeira comunidade a usufruir o serviço de internet gratuita na zona rural foi o distrito de Humildes. Nesta localidade, foram implantadas torres de captação e distribuição do sinal em várias comunidades para atender a todos os moradores. O serviço também possibilita a implantação do programa de Saúde Digital na Policlínica e demais unidades de saúde.

Em seguida, a internet gratuita também passou a ser oferecida no distrito de Maria Quitéria, a partir da implantação de uma torre de transmissão do sinal em cima do Morro de São José. O equipamento também será responsável pela transmissão de sinal para todos os distritos feirenses, com exceção do distrito de Humildes, que possui sistema independente.

O sinal também já está chegando à sede do distrito de Bonfim de Feira, onde a antena já foi instalada por técnicos da Prefeitura. E, durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), no período de 5 a 12 deste mês, o Parque de Exposição João Martins da Silva também terá sinal gratuito de internet.

Para os moradores da comunidade de Matinha, a novidade está chegando em muito boa hora. “Aqui não temos nenhuma lan house porque não temos sinal da internet. Quanto queremos utilizar o computador para navegar na internet, temos que ir para a cidade. Mas a partir de agora todos vão querer comprar um computador porque a internet vai chegar aqui gratuitamente”, destacou o estudante Danilo Pereira.

Ginásio pronto para “Futebol dos Atores”

O Ginásio Poliesportivo Oyama Pinto, no bairro Campo Limpo, às margens da avenida Universitária, já está pronto para a promoção do projeto “Futebol dos Atores”, organizado pela Rede Globo de Televisão e que percorre várias cidades brasileiras. A partida de futebol de salão será realizada neste domingo (05), a partir das 11hs.

Para realização do projeto, o Ginásio recebeu manutenção geral, com limpeza e lavagem de toda a estrutura, inclusive arquibancada. O espaço possui capacidade para um público de mais de 2.500 pessoas. Feira de Santana será a única cidade baiana a participar do projeto este ano.

O projeto vem para a cidade através de apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Visa arrecadar alimentos não-perecíveis para entidades carentes, através da entrega de um quilo de alimento doado por cada pessoa para ter acesso ao equipamento durante o “Futebol dos Atores”.

Além da arrecadação de gêneros alimentícios na portaria do Ginásio Poliesportivo Oyama Pinto, a organização do projeto também vai doar uma tonelada de alimentos para serem distribuídos pela Prefeitura de Feira de Santana.
Estarão presentes para participar da partida em Feira de Santana os atores Fábio Villa Verde, Marcos pasquim, Ailton Graça, Ricky Tavares e Márcio Kieling.

Aposentadoria e previdência em debate

Servidores da Prefeitura de Feira de Santana participaram, na manhã deste sábado (04), do II Fórum de Debates dos Servidores Municipais, evento organizado por diversos sindicatos e associações ligados aos funcionários. O evento reuniu dezenas de pessoas no auditório do Kilo Grill, para tirar dúvidas a respeito dos benefícios previdenciários.

Nesta edição, o fórum teve como tema “Saúde, aposentadoria, previdência do servidor. A palestra foi proferida por Lúcio Santana, membro do Programa de Educação Previdenciária, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que abordou sobre os direitos dos trabalhadores e os processos legais para conquistar o direito, a exemplo dos tempos de carência.

O presidente da Associação de Prefeituras do Estado da Bahia (Aspreba), João Batista Pereira, ressaltou preocupação das entidades envolvidas na promoção do evento visando esclarecer aos servidores públicos municipais sobre a aposentadoria. “Pretendemos, a partir deste Fórum, sugerir à Previdência Municipal que confeccione e distribua uma cartilha mostrando passo-a-passo todo o procedimento que o servidor deve adotar para conquistar a aposentadoria”, frisou.

João Batista observou que os esclarecimentos se fazem necessários em função de muitas dúvidas existentes no momento do servidor requerer o benefício previdenciário. “Com a instituição da Emenda 20 da Previdência, na Constituição Federal, passou a existir uma espécie de período de pedágio para quem quer requerer o benefício”, observou.

Recapeamento asfáltico avança

As obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) continuam avançando e transformando Feira de Santana num grande canteiro de obras. São intervenções que melhoram a qualidade da malha viária, danificada em função do desgaste natural provocado pelo tempo e também pelas chuvas intensas que caíram na cidade recentemente.

As intervenções estão sendo realizadas simultaneamente em vários bairros da cidade e também no centro comercial. Na rua Senador Quintino, bairro do Tomba, as obras estão sendo executadas a partir do Anel de Contorno e já avançaram por toda a extensão do conjunto Jomafa. Agora o serviço está sendo intensificado a partir do cruzamento com a rua Lopes Rodrigues, em direção ao cruzamento com a avenida João Durval Carneiro.

As obras de pavimentação também estão sendo realizadas nas ruas Rio Araguaia e Rio Purus, ambas no bairro Capuchinhos. Os investimentos também contemplam algumas ruas do bairro Sítio Matias; trecho da Estrada do Besouro, que liga o bairro Pampalona à sede do distrito de Maria Quitéria. Já no bairro Ponto Central, as obras contemplam a rua Juraci Magalhães, enquanto no bairro Irmã Dulce está sendo pavimentada com CBUQ a rua Felinto Marques de Cerqueira.

Nos próximos dias as obras começam na rua Primavera, bairro Sobradinho, e na rua Bartolomeu de Gusmão, ligando os bairros Sobradinho e George Américo. No centro da cidade foram recapeadas com CBUQ a rua Barão de Cotegipe, rua Conselheiro Franco e rua Santos Dumont. Na área mais central também foi beneficiada a rua Sabino Silva, no bairro Kalilândia.

As intervenções ainda contemplaram trechos da avenida João Durval Carneiro, avenida Rio de Janeiro e da avenida de Canal, rua L do conjunto Feira X, rua A do conjunto Feira IV, rua A do conjunto Feira IX e rua Voluntários da Pátria (Najé), rua Arivaldo de Carvalho e rua Landulfo Alves, no bairro Sobradinho.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário