Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 06 de setembro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Petrobrás e Bioóleo em parceria

Para garantir um melhor escoamento e logística da produção de oleaginosas, principal matéria prima  do biodiesel e, no sentido de suprir toda a demanda da usina de Candeias, a Petrobras Biocombustível (PBio) anunciou na sexta-feira (27/09/2010) a  aquisição de 50% de participação acionária na Bioóleo Industrial e Comercial, empresa de extração de óleos vegetais, sediada em Feira de Santana. A unidade tem capacidade de processamento de 130 mil toneladas por ano de grãos de várias espécies de oleaginosas, sendo a maior em capacidade instalada do país, para armazenar 30 mil toneladas de grãos e tancagem para 10 milhões de litros de óleo.

A parceria foi oficializada  na sede da Bioóleo, no Centro Industrial Subaé, em Feira de Santana, no KM 525 da rodovia 324 e contou com as presenças do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, representando o Governo do Estado, dos presidentes  da Petrobras Biocombustível S.A., Miguel Rosseto, e da Bioóleo, Hilton Lima, do diretor geral do Centro Industrial do Subaé José Mercês de Oliveira Neto, do secretário do Desenvolvimento Econômico  Magno Felzemburg, além de lideranças do segmento familiar.

A Bioóleo

A empresa Bioóleo é responsável pela geração de cerca de 200 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos, movimentando a economia feirense  e das regiões produtoras, está sediada em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, a apenas 107 quilômetros da capital e do porto de Salvador. Com uma localização privilegiada, na BR 324,  maior entroncamento rodoviário da região Norte/Nordeste, a fábrica tem total facilidade de recebimento e escoamento de produtos finais.

Eleição na academia

A diretoria da Academia de Letras Jurídicas da Bahia reuniu-se na quarta-feira passada e marcou a data de 22 de setembro para realizar a eleição com vistas ao preenchimento da cadeira n. 29, que está vaga em decorrência do falecimento do advogado Fernando Pinto de Queiroz, profissional bastante conhecido e militante em Feira de Santana e região. O único candidato inscrito é o dr. Raymundo Antonio Carneiro Pinto, Desembargador Federal do Trabalho aposentado, autor de diversas obras jurídicas e que exerceu a magistratura por 30 anos e que inclusive,integra a Academia Feirense de Letras. Para ser eleito, ele terá de obter maioria absoluta, ou seja, o total mínimo de 21 votos dos 40 membros daquela Academia.

Atração da parada

Na Parada Gay de Feira de Santana, realizada na tarde de domingo na avenida Getúlio Vargas e que esteve tomada por heterossexuais, gays e bissexuais, animada por músicas eletrônicas comandadas pelos DJs e  representantes do Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (Glich), a grande atração foi a vereadora por Salvador Leo Kret (PR), candidata a deputada estadual, que além de dançar e cantar trocou a campanha eleitoral pela campanha a favor do uso de preservativo .

Cresce a violência

Mais uma final de semana sangrento em Feira de Santana, quando seis pessoas foram assassinadas.  Assim sendo continua crescendo a violência não somente na periferia, como também  na zona central da cidade. Entre as vitimas um adolescente de 16 anos foi morto por um homem não identificado quando saia de um shopping da cidade.

Aula inaugural

Quando encerrávamos esta coluna, estava prevista a aula inaugural do semestre da Uefs, a ser proferida pelo professor Manfredo Araújo de Oliveira, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com abordagem do tema Ética da Política: o Desafio da Mudança Estrutural. Com doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (Alemanha), o palestrante atua na área de Filosofia com ênfase em ética e é autor de dezenas de livros, entre eles Ética, Direito e Democracia; Ética e Sociabilidade; Desafios Éticos da Globalização; Ética e Práxis Histórica; Ética e Economia e Filosofia Política Contemporânea.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3725 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário