ONU dá início a comemorações do Dia Internacional da Paz

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Data, em 21 de setembro, é uma das mais importantes no calendário da organização; dia, marcado por cessar-fogo e não-violência em todo o mundo, tem com tema este ano os jovens.

As Nações Unidas realizaram um série de eventos em sua sede em Nova York sobre o Dia Internacional da Paz, marcado neste 21 de setembro.

As comemorações foram antecipadas por causa da Cimeira das Metas do Milênio que ocorrerá de 20 a 22 de setembro.

Missão Principal

Numa mensagem, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, lembrou que o dia de cessar-fogo e não-violência é um dos mais importante no calendário da organização. E que a paz é a missão principal das Nações Unidas.

Após tocar o sino da paz, um presente do Japão à ONU, Ban Ki-moon falou sobre o tema deste ano.

Diálogo

Ele lembrou que em 2010, o Ano Internacional da Paz será dedicado aos jovens. Este também é o Ano da Juventude baseado em diálogo e entendimento mútuo.

O Secretário-Geral lembrou que os jovens estão acostumados a viver num mundo mais interconectado, mas que eles também estão expostos a forças do extremismo.

Ele pediu a todos os governos e todos os parceiros da ONU que façam mais dar à juventude um mudo de tolerância e oportunidade.

Coral

O início das comemorações da data contou com a participação de Mensageiros da Paz, embaixadores da Boa Vontade além de um coral de crianças.

As crianças foram acompanhadas por um piano que sobreviveu ao ataque a bomba em Hiroshima, em 1945. Após a cerimônia do sino da paz, o Secretário-Geral participou de uma sessão na Assembleia Geral com cerca de 600 jovens de várias partes 1do mundo.

A antecipação da comemoração do Dia Internacional da Paz ocorreu somente em Nova York. Em outras partes do mundo, a data será marcada neste 21 de setembro.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.