Obras do sítio de lançamento de foguetes da Alcântara Cyclone Space começam até o fim do ano

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – As obras para a construção do sítio de lançamento de foguetes e satélites da empresa binacional Brasil-Ucrânia, Alcântara Cyclone Space (ACS), na cidade maranhense de Alcântara, devem começar ainda em 2010.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, estiveram hoje (09/09/2010) em Alcântara para lançar a pedra fundamental das obras.

De acordo com a empresa, o primeiro passo é a retirada da vegetação do terreno de aproximadamente 500 hectares, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Aeronáutica alugou à empresa a área no Centro de Lançamento de Alcântara. No sítio, a ACS poderá lançar seus foguetes. A previsão é que o primeiro lançamento do Cyclone- 4 ocorra em fevereiro de 2012.

O complexo espacial da ACS será formado por prédios onde os satélites serão testados e acoplados ao foguete e por um outro local composto pela torre de lançamento, de acordo com informações publicadas na página da ACS.

Como parte da infraestrutura, a empresa binacional contará com uma torre móvel, de 34 metros de altura, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), plataforma capaz de abrigar um Veículo Lançador de Satélite (VLS). A torre deve ficar pronta em dezembro deste ano e permitirá que a operação do foguete seja feita remotamente.

A sala de controle do centro passou por um processo de modernização, iniciado em 2009, para atender à demanda da binacional, de acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A sala fornece uma série de dados, como informações meteorológicas, aos operadores da missão.

*Com informação da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110067 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]