O difícil caminho para uma vida fácil | Por Ivan Postigo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pensativo, um aluno perguntou ao professor de planejamento estratégico: – Professor, o senhor como um grande estudioso do assunto e que leciona porque gosta, afinal também é sócio de empresas bem sucedidas, qual é o segredo para uma vida fácil?

O mestre não precisou pensar para responder: – É muito simples. Você é um aluno estudioso, está sempre questionando e refletindo. Não há momentos em que não nos brinde com sua atenção. Vou contar este segredo sem cobrar nada. Considere a descoberta um presente seu para a classe.

O segredo para uma vida fácil reside em fazer muito sucesso e ganhar muito dinheiro.

Claro que a contestação foi geral. O mestre pediu calma, silêncio e disse: – Alguém duvida do que eu disse?

Todos queriam falar ao mesmo tempo. Insistiu o mestre: – Um por vez! Vou repetir o que eu disse e só quero ouvir aqueles que não concordarem, assim estabelecemos um diálogo.

Silêncio…

E seguiu; – Marcelo o que você tem a dizer?

Marcelo respondeu: – Assim, claro que é fácil.

O mestre olhou a classe e disparou: – Alguém discorda do Marcelo?
Todos concordavam.

Clara levantou a mão e o mestre dando-lhe atenção falou: – Diga Clara.

E, Clara: – Professor, assim fica fácil, mas como fazer sucesso e ganhar muito dinheiro?

O mestre rindo comentou: – O André queria saber qual é o segredo para uma vida fácil. Aqui na escola você pode ter uma vida fácil, basta tirar boas notas. A questão é o que fazer para tirar boas notas e como ganhar muito dinheiro. Toda caminhada para gerar resultados tem que ter um propósito e movimento. Sem dar os passos necessários você não chegará ao seu destino e a base de todos os passos está no primeiro.

Pedro, incomodado, questionou: – Professor, como vou saber o que dará dinheiro?

Respondeu o mestre: – Pedro, com estudo, conhecimento, pesquisas, consultas, planos, ação e avaliação de resultados.

O mestre, ainda, lembrou de uma história. O petróleo, durante muitos anos, foi considerado apenas um óleo que sujava as águas dos rios, e que algumas tribos os recolhiam com tapetes, sabendo que com ele poderiam manter o fogo acesso.

Insistia o mestre que não basta ter a chama, é necessário ter a fonte que a alimenta.

Sonhos, sem planos e ação, são apenas sonhos. Sonhos não realizados podem ser fantasmas liberados.

Nesse debate, alguém chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas, hoje bem sucedidas e que no passado nada tinham, arriscaram tudo numa idéia.

Na verdade, poucas acertaram na primeira vez, a maioria apostou tudo mais de uma vez.

– Ora, se não tinham nada apostaram tudo o quê?- Questionava o grupo.

-A fé- dizia o professor.

– A esperança – disseram alguns, mas foram corrigidos pelo mestre – Não, a esperança só pode ser apostada depois da fé, pois fé é fazer por crer! Sonhos se concretizam pela fé, ainda que para isso não exista explicação. Fé é algo que o coração sente e a mente não explica. Dessa forma, sonhos são interpretados como visão, que são transformados em missão, que geram os planos, que conduzem a ação. Lembram quando falamos no alimento da chama? Neste caso ele é extremamente poderoso.

Ria e dizia o mestre: – A vida fácil está no fim de um longo e acidentado caminho, esperando por todos nós. Duas coisas precisam ser feitas. A primeira é achá-lo e a segunda é trilhá-lo. Esses são os únicos aspectos que tornam difícil o caminho para uma vida fácil!

Fonte: [email protected]

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]