Novo cruzamento na Presidente Dutra faz parte da modernização das vias públicas de Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A avenida Presidente Dutra passa a contar com um novo cruzamento. Um trecho do canteiro central foi aberto para dar passagem aos veículos que trafegam em mão dupla pela rua Felinto Marques Cerqueira e será liberado nos próximos dias.

Após remoção do canteiro central, a passagem foi asfaltada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e serão instalados semáforos e sinalização vertical nos próximos dias. A rua Felinto Marques de Cerqueira liga a avenida Getúlio Vargas à rua Pedro Suzart.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Flailton Frankles, explica que a iniciativa visa desafogar a avenida João Durval Carneiro no cruzamento com a avenida Presidente Dutra. “É mais uma opção para escoamento do tráfego para quem se dirige à região do Jomafa e adjacências”, ressaltou.

A rua continuará funcionando como via de mão dupla. E a iniciativa faz parte do programa de modernização das vias públicas de Feira de Santana, que também engloba implantação de sinalização moderna em diversos pontos da cidade.

Inscrições de casamento coletivo permanecem

Mais de 100 casais inscritos no programa Família Cidadã

Os casais interessados em legalizar o relacionamento continuam se inscrevendo no casamento coletivo. Até agora, mais de 100 casais já fizeram inscrição. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com o Poder Judiciário, através do programa Família Cidadã.

De acordo com a responsável pelas inscrições, Maria Lícia Mota, as inscrições serão prorrogadas mais uma vez devido a exigida de segunda via da Certidão de Nascimento ou de Divórcio, emitida no ano corrente. A emissão de um dos documentos tem sofrido atraso no Fórum Desembargador Filinto Bastos.

Embora as inscrições sejam prorrogadas, a data do casamento foi mantida para o dia 9 de dezembro no antigo Mega Fest, a partir das 8 horas. As inscrições podem ser feitas das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, mediante a apresentação de certidão de nascimento com emissão de segunda via atual, se viúvo (a) certidão de óbito, comprovante de residência, documento formal de partilha de bens, se houver, e certidão negativo dos 1° e 2° Ofícios. Desde a criação do programa no ano de 2002, 2.072 casais conseguiram formalizar a união. No ano passado, 272 casais legitimaram o relacionamento.

Desfile de Escola na Avenida

Programa já definida pela Secretaria de Educação

Em sua 10ª edição, o desfile do programa Escola na Avenida marca a abertura das comemorações pelo Dia da Cidade, no próximo sábado (18), a partir das 9 horas. O evento, coordenado pela Secretaria de Educação, reúne 20 entidades e escolas em desfile pela avenida Getúlio Vargas.

A programação para o desfile foi definida na tarde desta segunda-feira (13), durante reunião coordenada pelo secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo. Começa nas imediações do cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a avenida Maria Quitéria e prossegue até a Praça de Alimentação Gilson Pereira.

O desfile será aberto pelo 35º Batalhão de Infantaria com os pavilhões. Em seguida, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Feira de Santana. Ainda as presenças da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), agentes de saúde, Academia Feirense de Letras, Secretaria de Educação, fanfarras, associações e diversas escolas.

A diretora do Departamento de Ensino, Lélia Vitor Fernandes, explica que este ano o programa Escola na Avenida vem com o tema “Escola em Movimento”. Antes do desfile, missa solene pelo Dia da Cidade e, à noite sessão solene na Câmara Municipal.
Cães e gatos vacinados na zona rural

Equipes volantes atuaram na vacinação

Mais de 23 mil (23.897) cães e gatos já foram vacinados durante a Campanha “Quem Ama Cuida” realizada pelo Centro Municipal de Zoonoses de Feira de Santana. No último sábado (11), na 2ª etapa da campanha, foram vacinados 3.897 mil animais nos distritos.

As equipes volantes estiveram vacinando nos distritos de Jaguara, Ipuaçu, Bonfim de Feira, Maria Quitéria, Tiquaruçu, Matinha e os bairros Asa Branca, Campo do Gado Novo e Novo Horizonte.

Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Carvalho, “a meta de vacinação na zona rural já foi alcançada. “Pretendemos imunizar 70 mil animais em todo município de Feira de Santana”, ressalta.

No próximo dia 25, será realizado o “Dia D” de vacinação anti-Rábica. A vacinação está sendo realizada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos postos da Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas.

No “Dia D” não haverá equipes volantes realizando a vacinação, portanto as pessoas devem levar seus animais aos postos fixos ou em escolas municipais dentre elas: Escola Monteiro Lobato, Cícero Carvalho, Áureo Filho, Ana Brandoa, Alda Marques e Oyama Figueiredo.

Casa do Trabalhador certifica profissionais

Primeira turma de Administração de Pessoal

A primeira turma do curso de Administração de Pessoal será certificada nesta terça (14). Os 22 novos profissionais fizeram curso de 20 horas na Casa do Trabalhador, com aulas ministradas pela consultora de Psicologia Organizacional, Rosenir Batista dos Santos.

Segundo a coordenadora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, faltam profissionais qualificados no mercado. “Optou-se pela oferta do curso em função da deficiência de profissionais no mercado com conhecimentos sobre cálculos trabalhistas, cálculos das contribuições sociais, conhecimento da legislação trabalhista e a elaboração de folha de pagamento”, relata.

A coordenadora lembra que outros cursos já foram oferecidos pela Casa do Trabalhador. “cursos como matemática básica, português e redação já foram oferecidos, mas esta é a primeira turma de Administração de Pessoal formada pela entidade”, lembra.

Os novos profissionais serão encaminhados às empresas interessadas. Uma nova turma será formada, com previsão para início do curso em outubro.

O curso de Administração de Pessoal foi promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ministério do Trabalho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.