Músicos do Neojibá voltam a se apresentar em concerto no TCA

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Depois de contagiar plateias dos principais centros culturais do Brasil e da Europa, os músicos do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) voltam a se apresentar em Salvador. Nesta quarta-feira (1º/09/2010), os instrumentistas das orquestras Juvenil 2 de Julho (J2J) e Castro Alves (OCA) e dos grupos de percussão e de metais reúnem-se no palco do Teatro Castro Alves para o primeiro concerto após a turnê.

Intitulado Solistas Neojibá, o concerto traz, pela primeira vez em suas apresentações regulares, os próprios músicos do Neojibá como solistas do concerto – o fagotista Abner da Silva Pinto, 16 anos, e o clarinetista Adauri de Oliveira, 23, que têm se destacado desde a fundação do Neojibá.

Abner aprendeu a tocar fagote em poucos meses, executando, aos 14 anos, em 2008, o solo do Pássaro de Fogo, de Stravinsky. O macaubense Adauri foi aplaudido de pé pelas plateias na turnê da Europa e sudeste brasileiro ao interpretar o solo inicial de Rhapsody in Blue, de Gershwin, de maneira impecável.

Nesta quarta estarão juntos à frente da J2J com o Concerto em Si bemol para clarineta, fagote e orquestra, de Carl Stamitz. Outra ação inédita será a participação especial de alunos do projeto de coral desenvolvido no Colégio Estadual Iceia, apresentando-se com a OCA.

Também pela primeira vez, o maestro Eduardo Torres apresenta sua classe de regência do Neojibá, que funciona desde 2008 e conta com oito alunos, todos músicos integrantes das orquestras do programa, sendo a mais jovem Priscila Gabrielle, que recentemente completou 14 anos de idade.

Reforçando os laços do Neojibá com o “El Sistema”, o jovem regente venezuelano Domingo Hindoyan vem pela primeira vez à Bahia, a convite do maestro Ricardo Castro, para reger os Concertos Acadêmicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Domingo é maestro e professor assistente da Haute École de Musique de Genebra e maestro convidado do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela. Realizou estudos de regência sob a orientação de Laurent Gay na Haute École de Musique de Genebra. Desde então foi premiado em diversos concursos internacionais como o renomado concurso Malko International Conducting Compétition 2009, na Dinamarca.

Projeto

Criado em 2007 pela Secretaria de Cultura (Secult), o Neojibá tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]