Mulheres que sofrem de gigantomastia serão beneficiadas com cirurgias no Hospital da Mulher de Feira de Santana, informa Governo Tarcízio Pimenta

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Dez mulheres que sofrem de gigantomastia – crescimento excessivo dos seios – vão passar por cirurgia gratuita no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, e no Hospital Geral Clériston Andrade. O benefício é resultado de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, a Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê.

As cirurgias serão realizadas nesta quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), a partir das 7 horas, em mulheres já cadastradas.

Para triagem das dez mulheres, ocorrida em julho, a equipe médica que atuou no processo realizado pelo Hospital da Mulher considerou as que apresentaram o quadro mais avançado da anomalia e que não têm condições financeiras para pagar pela cirurgia reparadora. As candidatas se submeteram a exames específicos, além de serem feitas imagens das mamas.

Conforme explicou o cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Vélez, colombiano de Medelin naturalizado brasileiro, coordenador do grupo de médicos responsável pela triagem, a gigantomastia chega a comprometer a saúde da mulher e a gerar problemas na coluna, além de dores insuportáveis. “As mamas gigantes alteram a estrutura óssea e muscular do corpo e possuem no mínimo, três quilos a mais que os seios em condições normais”, ressalta.

O cirurgião afirma ainda que essa cirurgia reparadora não irá solucionar apenas os problemas de saúde físicos mas psíquicos também, “no que se refere a parte psicológica, por conta da deformidade, as mulheres perdem a figura feminina, passam a viver isoladas socialmente e familiarmente, são motivos de chacota nas ruas e se afastam do trabalho”.

Com a correção desse tipo de distúrbio, elimina-se a causa do sofrimento e a mulher pode tratar dos problemas dorsais, através de fisioterapia, RPG e terapias alternativas. Além de resgatar a auto-estima perdida.

Segundo o médico, essas cirurgias devem ser feitas em mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, devido à mama ainda está em desenvolvimento. Feita a cirurgia de redução, acredita-se que não há a possibilidade de um novo crescimento dos seios. “Claro que nem um tratamento é 100%, mas há poucos indícios referentes a seios que voltaram a crescer após a cirurgia”, enfatiza César Kelly.

Além do cirurgião César Kelly, participam das cirurgias o cirurgião Maurício Pinto Souza, de Feira de Santana, mais outros médicos de Salvador e de São Paulo. Segundo o diretor da Fundação Hospitalar Jair de Jesus, a partir dessa triagem cerca de três a quatro cirurgias serão feitas por mês.

Leilão de caprinos e ovinos na Expofeira, São três leilões no Parque de Exposição João Martins da Silva

Um novo espaço para realização de leilões e julgamentos de caprinos e ovinos está sendo construído no Parque de Exposição João Martins da Silva, para a Expofeira 2010, que se inicia neste domingo (5) e prossegue até o domingo seguinte (12).

O espaço será usado também nas próximas edições da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. A estrutura montada localiza-se ao lado do pavilhão onde funciona, temporariamente, a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural durante o evento.

De acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, a Exposição Agropecuária de Feira de Santana receberá este ano um maior número de ovinos e caprinos. “Somente da raça de ovinos Dorper, White Dorper, Santa Inês, entre outras, serão em média 400 animais, somados a mais 300 caprinos pertencentes as raças Anglo Nubiano, Saanen, Boer, Toggemburg”, informa.
Três leilões serão realizados na Expofeira envolvendo caprinos e ovinos. No feriado de terça-feira (7), acontecerá o leilão com os animais dos criadores de São Paulo. Na sexta-feira (10), às 21 horas, o leilão envolverá os ovinos das raças Dorper e White Dorper, e será transmitido pelo canal Terra Viva. Outro leilão voltará a acontecer no sábado (11), às 15 horas, com animais de todas as raças.

Novo padrão em veículos da SMTT; Cores verde e vermelha além da amarela e preta já utilizadas

Todas as viaturas e motocicletas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão sendo padronizadas nas cores verde e vermelha, do brasão do município, além da amarela e preta já utilizados. A medida foi tomada em razão de a pintura estar desgastada com o tempo, o que diminuía a identificação dos veículos.

No novo leiaute, procurou-se obter mais aproximação entre os carros que fiscalizam o trânsito e o cidadão, acrescentando cores mais vivas. De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, “trata-se de uma ação que busca humanizar o atendimento, otimizando o emprego das viaturas com cores mais leves que aproximem o agente do cidadão”.

Por sua vez, o superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, afirma que o órgão pensou em acrescentar cores mais tranqüilas e com mais alegria para que a viatura pudesse ser visualizada com menos peso. As cores verde, vermelho e branco também estão sendo utilizadas em diversos órgãos da Prefeitura, a exemplo de escolas e postos de saúde, bem como as praças.

Ao todo, 30 carros da SMTT vão passar por mudanças no leiaute, dentre eles o de operações de trânsito, de operações de transportes e veículos de coordenação. “Não podemos tirar todos da rua de uma vez porque há um revezamento”, pontua Menezes. A mudança na padronização também vai se estender aos oito veículos do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace).

Anvisa solicita apoio da Prefeitura; Operação contra irregularidades em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está realizando em Feira de Santana uma operação contra algumas farmácias instaladas na cidade. A fiscalização tem como objetivo combater irregularidades e cumprir 26 mandados.

Até o final da tarde de terça-feira (31 de agosto), nove farmácias foram interditadas pela Anvisa. Entre as principais irregularidades estão a ausência de farmacêutico e autorização para funcionamento expedido pelo órgão.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, está auxiliando a operação, prestando apoio logístico aos demais órgãos envolvidos na ação de fiscalização.

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro, afirma que todo apoio está sendo oferecido à Anvisa. “A operação foi desencadeada e coordenada por equipes de Brasília. Demos o apoio necessário”, disse.

Prorrogada inscrição do casamento coletivo; Casais interessados têm até o dia 10 de setembro

Com a realização da oitava edição do casamento coletivo, os casais interessados encontrarão a oportunidade para oficializar a união. As inscrições estão prorrogadas até o dia 10 de setembro. A ação é uma parceria do Poder Judiciário, através do Programa Família Cidadã da Prefeitura de Feira de Santana, pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Desde a criação do programa no ano de 2002, 2.072 casais conseguiram formalizar a união.

As inscrições foram iniciadas no dia 12 de julho e 47 casais estão inscritos, sendo que 83 estão com documentação pendente. Segundo Maria Lícia da Mota, responsável pelas inscrições, “vamos prorrogar o prazo por causa da dificuldade que está havendo no Fórum Filinto Bastos para conseguir os documentos, mas a data do casamento permanece a mesma. Será no dia 9 de dezembro no antigo Mega Fest, a partir das 9 horas”, explica.

Para efetivar a inscrição no casamento coletivo os documentos exigidos são: certidão de nascimento com emissão de segunda via atual, se viúvo(a) certidão de óbito, comprovante de residência, documento formal de partilha de bens, se houver, e certidão negativo dos 1° e 2° Ofícios.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Durante um evento da comunidade evangélica que será realizado sábado (4), no Mega Fest, a Secretaria de Desenvolvimento Social estará desenvolvendo um mutirão para inscrever as pessoas interessadas, a partir das 9 horas.

“Dos casais inscritos, a idade varia entre 15 anos (com permissão judicial) e 76 anos. Vários prêmios serão doados por empresas, e posteriormente sorteados assim como o bolo, para os casais próximos da data do casamento”, afirma

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.