Mulheres que sofrem de gigantomastia serão beneficiadas com cirurgias no Hospital da Mulher. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mulheres beneficiadas com cirurgia de gigantomastia

Dez mulheres que sofrem de gigantomastia – crescimento excessivo dos seios – vão passar por cirurgia gratuita no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, e no Hospital Geral Clériston Andrade. O benefício é resultado de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, a Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê.

As cirurgias serão realizadas nesta quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), a partir das 7 horas, em mulheres já cadastradas.

Para triagem das dez mulheres, ocorrida em julho, a equipe médica que atuou no processo realizado pelo Hospital da Mulher considerou as que apresentaram o quadro mais avançado da anomalia e que não têm condições financeiras para pagar pela cirurgia reparadora. As candidatas se submeteram a exames específicos, além de serem feitas imagens das mamas.

Conforme explicou o cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Vélez, colombiano de Medelin naturalizado brasileiro, coordenador do grupo de médicos responsável pela triagem, a gigantomastia chega a comprometer a saúde da mulher e a gerar problemas na coluna, além de dores insuportáveis. “As mamas gigantes alteram a estrutura óssea e muscular do corpo e possuem no mínimo, três quilos a mais que os seios em condições normais”, ressalta.

O cirurgião afirma ainda que essa cirurgia reparadora não irá solucionar apenas os problemas de saúde físicos mas psíquicos também, “no que se refere a parte psicológica, por conta da deformidade, as mulheres perdem a figura feminina, passam a viver isoladas socialmente e familiarmente, são motivos de chacota nas ruas e se afastam do trabalho”.

Com a correção desse tipo de distúrbio, elimina-se a causa do sofrimento e a mulher pode tratar dos problemas dorsais, através de fisioterapia, RPG e terapias alternativas. Além de resgatar a auto-estima perdida.

Segundo o médico, essas cirurgias devem ser feitas em mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, devido à mama ainda está em desenvolvimento. Feita a cirurgia de redução, acredita-se que não há a possibilidade de um novo crescimento dos seios. “Claro que nem um tratamento é 100%, mas há poucos indícios referentes a seios que voltaram a crescer após a cirurgia”, enfatiza César Kelly.

Além do cirurgião César Kelly, participam das cirurgias o cirurgião Maurício Pinto Souza, de Feira de Santana, mais outros médicos de Salvador e de São Paulo. Segundo o diretor da Fundação Hospitalar Jair de Jesus, a partir dessa triagem cerca de três a quatro cirurgias serão feitas por mês.

Leilão de caprinos e ovinos na Expofeira

São três leilões no Parque de Exposição João Martins da Silva

Um novo espaço para realização de leilões e julgamentos de caprinos e ovinos está sendo construído no Parque de Exposição João Martins da Silva, para a Expofeira 2010, que se inicia neste domingo (5) e prossegue até o domingo seguinte (12).

O espaço será usado também nas próximas edições da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. A estrutura montada localiza-se ao lado do pavilhão onde funciona, temporariamente, a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural durante o evento.

De acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, a Exposição Agropecuária de Feira de Santana receberá este ano um maior número de ovinos e caprinos. “Somente da raça de ovinos Dorper, White Dorper, Santa Inês, entre outras, serão em média 400 animais, somados a mais 300 caprinos pertencentes as raças Anglo Nubiano, Saanen, Boer, Toggemburg”, informa.
Três leilões serão realizados na Expofeira envolvendo caprinos e ovinos. No feriado de terça-feira (7), acontecerá o leilão com os animais dos criadores de São Paulo. Na sexta-feira (10), às 21 horas, o leilão envolverá os ovinos das raças Dorper e White Dorper, e será transmitido pelo canal Terra Viva. Outro leilão voltará a acontecer no sábado (11), às 15 horas, com animais de todas as raças.

Novo padrão em veículos da SMTT

Cores verde e vermelha além da amarela e preta já utilizadas

Todas as viaturas e motocicletas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão sendo padronizadas nas cores verde e vermelha, do brasão do município, além da amarela e preta já utilizados. A medida foi tomada em razão de a pintura estar desgastada com o tempo, o que diminuía a identificação dos veículos.

No novo leiaute, procurou-se obter mais aproximação entre os carros que fiscalizam o trânsito e o cidadão, acrescentando cores mais vivas. De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, “trata-se de uma ação que busca humanizar o atendimento, otimizando o emprego das viaturas com cores mais leves que aproximem o agente do cidadão”.

Por sua vez, o superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, afirma que o órgão pensou em acrescentar cores mais tranqüilas e com mais alegria para que a viatura pudesse ser visualizada com menos peso. As cores verde, vermelho e branco também estão sendo utilizadas em diversos órgãos da Prefeitura, a exemplo de escolas e postos de saúde, bem como as praças.

Ao todo, 30 carros da SMTT vão passar por mudanças no leiaute, dentre eles o de operações de trânsito, de operações de transportes e veículos de coordenação. “Não podemos tirar todos da rua de uma vez porque há um revezamento”, pontua Menezes. A mudança na padronização também vai se estender aos oito veículos do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace).

Anvisa solicita apoio da Prefeitura

Operação contra irregularidades em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está realizando em Feira de Santana uma operação contra algumas farmácias instaladas na cidade. A fiscalização tem como objetivo combater irregularidades e cumprir 26 mandados.

Até o final da tarde de terça-feira (31 de agosto), nove farmácias foram interditadas pela Anvisa. Entre as principais irregularidades estão a ausência de farmacêutico e autorização para funcionamento expedido pelo órgão.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, está auxiliando a operação, prestando apoio logístico aos demais órgãos envolvidos na ação de fiscalização.

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro, afirma que todo apoio está sendo oferecido à Anvisa. “A operação foi desencadeada e coordenada por equipes de Brasília. Demos o apoio necessário”, disse.

Prorrogada inscrição do casamento coletivo

Casais interessados têm até o dia 10 de setembro

Com a realização da oitava edição do casamento coletivo, os casais interessados encontrarão a oportunidade para oficializar a união. As inscrições estão prorrogadas até o dia 10 de setembro. A ação é uma parceria do Poder Judiciário, através do Programa Família Cidadã da Prefeitura de Feira de Santana, pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Desde a criação do programa no ano de 2002, 2.072 casais conseguiram formalizar a união.

As inscrições foram iniciadas no dia 12 de julho e 47 casais estão inscritos, sendo que 83 estão com documentação pendente. Segundo Maria Lícia da Mota, responsável pelas inscrições, “vamos prorrogar o prazo por causa da dificuldade que está havendo no Fórum Filinto Bastos para conseguir os documentos, mas a data do casamento permanece a mesma. Será no dia 9 de dezembro no antigo Mega Fest, a partir das 9 horas”, explica.

Para efetivar a inscrição no casamento coletivo os documentos exigidos são: certidão de nascimento com emissão de segunda via atual, se viúvo(a) certidão de óbito, comprovante de residência, documento formal de partilha de bens, se houver, e certidão negativo dos 1° e 2° Ofícios.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Durante um evento da comunidade evangélica que será realizado sábado (4), no Mega Fest, a Secretaria de Desenvolvimento Social estará desenvolvendo um mutirão para inscrever as pessoas interessadas, a partir das 9 horas.

“Dos casais inscritos, a idade varia entre 15 anos (com permissão judicial) e 76 anos. Vários prêmios serão doados por empresas, e posteriormente sorteados assim como o bolo, para os casais próximos da data do casamento”, afirma

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]