Moratinos diz que viajará ao Oriente Médio para promover processo de paz

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Bruxelas, 10 setembro 2010 (EFE).- O ministro do Exterior espanhol, Miguel Ángel Moratinos, disse hoje que irá viajar ao Oriente Médio dentro de algumas semanas como parte dos esforços internacionais para promover o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Em declaração concedida na sua chegada a uma reunião informal de ministros do Exterior de nações da União Europeia (UE), Moratinos indicou que é provável que a viagem aconteça depois da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa no próximo dia 14 em Nova York.

O ministro informou que na última reunião com seu colega francês, Bernard Kouchner, foi acertada a necessidade de viajar à região; enquanto o titular italiano, Franco Frattini, lançou a iniciativa de uma visita a Gaza.

“Esta visita está pendente e a realizaremos para acompanhar os esforços norte-americanos (de mediação), mas também para defender os interesses europeus na região”, acrescentou o responsável espanhol de Exterior.

Moratinos explicou que na Assembleia Geral das Nações Unidas terá oportunidade de se reunir com os membros mais influentes na região.

A alta representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da UE, Catherine Ashton, por sua vez, diminuiu a importância de não ter estado presente na cúpula que, no último dia 2, em Washington, marcou o reatamento das conversas diretas entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina.

Catherine disse que a UE tem “um papel muito forte e claro”, mas destacou que não foi a Washington porque, “em vez de estar na segunda fileira” nessa cúpula, estava em viagem pela China, durante a qual se reuniu com os principais responsáveis do Governo de Pequim.

Catherine acrescentou que mantém contatos regulares com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; com o enviado especial de Washington para o Oriente Médio, George Mitchell, e com os dirigentes israelenses e palestinos.

O ministro de Exterior finlandês, Alexander Stubb, manifestou que “não fazia sentido” que Catherine viajasse a Washington para estar “na segunda fileira” quando já havia uma “primeira fileira” à frente das negociações.

“A alta representante fez o correto, já que a cada dia Ashton é aguardada em 50 lugares diferentes”, acrescentou Stubb.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108050 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]