Moradores da Rua Andaraí adotam 100 mudas de árvores em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Moradores da rua Andaraí adotam 100 mudas de árvores em Feira de Santana.
Moradores da rua Andaraí adotam 100 mudas de árvores em Feira de Santana.

Muitos moradores do bairro Jardim Cruzeiro estão adotando as árvores plantadas na rua Andaraí, no Dia da Árvore. Para celebrar este dia, comemorado em 21 de setembro, cem mudas de plantas de várias espécies, como parque ipê, sibipiruna, pata de vaca entre outras, foram plantadas no canteiro principal da avenida.

Reinaldo Mascarenhas, proprietário de uma lan house na rua, adotou duas mudas em frente ao pequeno estabelecimento. “A rua está bonita e arborizada com a chegada das plantas. Todas as noites eu molho as mudas e os vizinhos também estão contribuindo com a iniciativa”, diz.

Para Estela Carvalho, a iniciativa ajuda a preservar o meio ambiente. “Quando cheguei na rua e vi toda essa área plantada, percebi imediatamente a mudança. Devemos continuar cuidando da natureza, pois o verde proporciona essa beleza”, comenta.

Os moradores mostram-se satisfeitos com a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e adotaram as plantas. Adriano Ricardo Gomes aderiu a ação. “Quero ajudar também a preservar as árvores e já vou adotar uma para minha família cuidar”, revela.

Segundo o comerciante Bonifácio Silva, “as árvores vão proporcionar muita sombra, com o início do verão, aliviando o calor para os moradores”.

Quem deseja ser um parceiro desta nova iniciativa pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do telefone (75) 3602 4567.
Centro Digital da Matinha satisfaz moradores

Distrito com Internet gratuita para população

A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana em instalar o Centro de Inclusão Digital com Internet gratuita no distrito de Matinha foi aprovada pelos moradores.

Estudantes que precisam realizar os trabalhos escolares e não dispõem de computador ou Internet em casa são os primeiros a parabenizar o Governo Municipal pelo equipamento, dotado de 12 computadores e inaugurado na sexta-feira (24).

A estudante de patologia em análises clínicas, Luciana Moreira, é uma delas. Ela sempre está fazendo trabalhos do curso técnico e passou a usar o serviço. “Eu achei ótimo porque preciso de computador e Internet, mas não tenho em casa. Agora facilita para todos nós”, destaca.

Embora disponha de computador, a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Leila Sena, ficou feliz com a ação, já que beneficia todos os moradores do distrito. “Achei muito legal. Muita gente está sendo beneficiado com a instalação do centro”, pontua.

Também moradora do distrito, a estudante do 5º ano, Irlana Moreira, pretende usar o equipamento assim que for necessário. “Quando precisar fazer os trabalhos do colégio já tenho um lugar certo e não preciso mais me preocupar”, afirma.

O equipamento também será utilizado para oferecer curso básico de informática aos moradores. Durante a inauguração do espaço, o prefeito Tarcízio Pimenta informou que todos os distritos de Feira de Santana vão ter um Centro de Inclusão Digital e os próximos a serem beneficiados são Jaíba, Bonfim de Feira e Jaguara.

Rua Pedro Américo pavimentada com asfalto

Bairro Tomba também contemplado com obras

O Governo Municipal já está concluindo as obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da rua Pedro Américo de Brito, no bairro do Tomba. As intervenções fazem parte dos investimentos promovidos pela Prefeitura visando modernizar as vias públicas de Feira de Santana.

A rua Pedro Américo de Brito é via de mão única, no sentido bairro do Tomba ao centro da cidade. Liga a praça central do bairro a avenida João Durval Carneiro e é um dos principais corredores de tráfego para os veículos que trafegam nesta região.

Com as intervenções, o tráfego de veículos ganha maior agilidade. O recapeamento, com asfalto a quente, considerado o que há de mais moderno em urbanização de ruas, também solucionou os problemas provocados pelos buracos abertos ao longo de toda a via pública.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dará início à sinalização horizontal e vertical desta artéria, visando facilitar o deslocamento dos motoristas com maior segurança e agilidade.

Profissionais de odontologia em capacitação

Encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde

“O Atendimento Inicial nas Emergências Clínicas” foi tema da terceira capacitação realizada pela Divisão Odontológica, da Secretaria Municipal de Saúde, para cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede pública do município. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no auditório da própria secretaria.

Os profissionais de odontologia que participaram da capacitação acompanharam a explanação do tema, feita pelo cirurgião dentista Wagner Guimarães Fogagnoli, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, coordenador da UTI do Hospital Geral Clériston Andrade e professor auxiliar de cirurgia do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Em sua apresentação, Wagner Guimarães Fogagnoli abordou o suporte básico de vida, bem como quais procedimentos devem ser adotados pelos profissionais quando ocorrerem complicações clínicas no consultório odontológico.

“Os dentistas e auxiliares precisam estar preparados para lidar com situações adversas, que podem ser apresentadas pelo paciente no atendimento inicial, como convulsão, edema agudo de pulmão, hipoglicemia e desmaios. Enquanto o socorro não chega, a equipe deve praticar as técnicas necessárias para salvar a vida do paciente”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Divisão Odontológica, Cristina Rosa, dentistas e auxiliares de saúde bucal de 33 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), 5 policlínicas, 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) e Programa Municipal DST/Aids participaram do evento. Ela ressalta que “o objetivo maior da capacitação foi preparar os profissionais, para que não fiquem de mãos atadas ao presenciar complicações clínicas“.

Moradores da rua Andaraí adotam 100 mudas de árvores em Feira de Santana.
Moradores da rua Andaraí adotam 100 mudas de árvores em Feira de Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]