Confira a oluna de Antônio José Larangeira de 9 de setembro de 2010

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Moda Alto Verão

Ao longo de 11 anos, o shopping de Feira realizou grandes eventos e virou referência como o maior centro propagador de moda de Feira de Santana e região. Vai dão que o acontecimento Moda Alto Verão 2011 do Boulevard Shopping Feira, assume um novo formato: na sua abertura, dia 14 de setembro próximo e será realizado em uma das salas do Orient Cineplace, com um desfile técnico, coordenado pela consultora de moda Fanny Littmann, que apresentará para um grupo exclusivo de clientes as tendências da nova estação.Outra grande novidade será lançada no mesmo dia: a Praça da Moda. Trata-se de um espaço criado  Boulevard, com uma bela ambientação temática além de painéis com os clicks do editorial de verão do shopping. Com projeto assinado pela cenógrafa Anna Celli, a praça traz referências de moda através de revistas especializadas e transmissão de desfiles de renomadas marcas, a fim de orientar os clientes nas suas compras. Durante o evento, será oferecido um requintado coquetel assinado por Iran Vivas. A Praça da Moda permanecerá o dia 26 de setembro.

No Exame da OAB

Alunos do curso de Direito da FAT – Faculdade Anisio Teixeira, conquistaram aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – realizado  recentemente ao passarem por duas etapas de avaliação. Na primeira fase os candidatos responderam a questões objetivas. A etapa seguinte foi a prático-profissional, em que os discentes resolveram questões discursivas e redigiram uma peça profissional, como recurso e contestação, por exemplo. Os alunos Evandro de Carvalho Santos, João Alves de Moura Júnior e Alexandre Simões Silva, todos do 10º semestre noturno, foram os aprovados . Evandro de Carvalho Santos cita alguns fatores que contribuíram para a realização da prova. “Tanto as aulas teóricas, realizadas na sala de aula, quanto o conhecimento prático, adquirido no Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ – foram importantes para que o resultado fosse positivo”, afirma. No NPJ, os estudantes do 7º ao 10º semestre prestam serviços jurídicos gratuitos em situações como as de separação, divórcio e pensão alimentícia aos cidadãos e produzem as peças processuais, que também são cobradas no exame da Ordem. Neste semestre, o NPJ conquistou o Certificado de Credenciamento da OAB, que permite ao núcleo conceder estágio profissional aos alunos da graduação. Segundo a coordenadora do curso, Profª Hilda Ledoux Vargas, a aprovação dos estudantes junto a OAB reflete a qualidade do ensino ofertado pela FAT.

Caminhada

Milhares de pessoas coloriram as ruas centrais de Feira de Santana na manhã de domingo (29) durante a 11ª Caminhada do Folclore, evento realizado pela Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A Caminhada, que integra as comemorações do mês do folclore – agosto -, tem o objetivo de colaborar para a manutenção da chamada “cultura de raiz” de Feira de Santana e região. Cerca de 130 grupos folclóricos de Feira de Santana, Santo Amaro, Irará, Santa Bárbara, Anguera, Ipirá, Barrocas, Araci, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuípe, Água Fria, Serra Preta, Alagoinhas, Pedrão, Santo Estevão, Antônio Cardoso, Tanquinho e Salvador amanheceram o dia nas dependências do Centro de Cultura Amélio Amorim e de lá partiram para o centro da cidade, com destino à avenida Getúlio Vargas. O evento é resultado do empenho da equipe do Cuca, dirigida pela professora da Uefs, Selma Oliveira.

Falecimento 

Faleceu em Vitoria da Conquista recentemente, a senhora Cleusa Maria Barros, esposa do superintendente regional do Banco do Brasil Paulo Tadeu Barros, que durante dois anos residiu em Feira de Santana, onde o mesmo comandou o BB. Ele, durante este período ao lado dela, foram figuras que circularam na sociedade feirense e membro da Confraria dos Gastronomos. Ela, em Feira foi acometida de um doença traiçoeira e morreu aos 54 anos em Conquista.

Condições ambientais

A Universidade Estadual de Feira de Santana está desenvolvendo um projeto de extensão no município de Saubara,  com o objetivo de melhorar as condições socioambientais do local. O projeto beneficia os 14 quilômetros de praia que mais sofrem com a ação predatória de turistas e com a atividade pesqueira e marisqueira dos moradores locais. Em destaque, estão as praias de Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, as mais procuradas em épocas de veraneio. O projeto, iniciado em março deste ano, já vem trazendo alguns resultados. Entre eles, a criação da Cooperativa de Badameiros de Saubara (COOBASA) através da intervenção do sistema de coleta do lixo com uma ação direta junto aos catadores de lixo e técnicos da Prefeitura. A perspectiva é transformar parte do lixo coletado em renda para as famílias envolvidas e reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no meio ambiente. Além disso, está sendo realizado um trabalho de educação ambiental no município. O projeto representa um investimento de 180 mil reais através do financiamento da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3032 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]