Ministros da Cultura de 18 países discutem na Argentina projetos de integração ibero-americana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Buenos Aires – Ministros da Cultura de 18 países ibero-americanos chegam hoje (10/09/2010) à capital argentina para participar, neste fim de semana, de três encontros internacionais ligados ao setor. O primeiro deles, que ocorre ao longo de toda esta sexta-feira, é o 2º Seminário Ibero-Americano de Políticas da Música.

Os ministros discutirão os termos de um acordo para apoiar a divulgação da música ibero-americana em seus respectivos países e também a criação de um fundo direcionado à manutenção de projetos musicais. Outro tema do encontro de hoje é a discussão sobre os programas de apoio à música já existentes nos países ibero-americanos e a possibilidade de reuni-los em um banco de recursos musicais.

As conclusões dessa reunião serão debatidas amanhã (11) na 13ª Conferência Ibero-Americana de Cultura. As discussões do encontro estarão centralizadas na elaboração de uma Carta Cultural Ibero-americana, concentrando propostas para a educação artística e cultural e o tratamento da cultura como ferramenta de inclusão social. O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, presidirá a conferência.

De acordo com o ministro da Cultura argentino, Jorge Coscia, os países ibero-americanos têm uma identidade cultural compartilhada, reunindo elementos da região ibérica, dos povos indígenas e das nações africanas. “Nosso destino dependerá da capacidade de consolidar projetos culturais próprios e genuínos, para sustentar e expandir tudo que nos une, evitando tentativas de desagregação”, disse ele.

No domingo (12), os ministros reunidos em Buenos Aires participarão de um encontro do Conselho Sul-Americano de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (Conseccti). Eles discutirão as experiências de cada país no desenvolvimento da indústria cultural e também a preservação de patrimônios naturais e culturais.

Os três eventos em Buenos Aires contarão com a presença dos ministros da Cultura da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Espanha, Venezuela, de Cuba, El Salvador, Portugal, do Brasil, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

*Com informação da Agência Brasil na Argentina

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106704 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]