Livro sobre Visconde de Cairu será lançado na Biblioteca Pública

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) lança, no dia 29 de setembro de 2010, o livro “O Visconde de Cairu e o Brasil”, escrito pelo cônsul de Portugal no Brasil, João Paulo Marques Sabido Costa. O lançamento, em parceria com a Fundação Pedro Calmon/Secult, será às 16h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). “José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, é um personagem baiano simultaneamente conhecido (e reconhecido) e desconhecido. Considerado, sem dúvida, como um dos principais pensadores brasileiros (e portugueses) do inicio do século 19”, destacou o escritor.

Segundo o cônsul, o pensador Visconde de Cairu foi reconhecido na história, devido à abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, que ocorreu na cidade de Salvador em 1808, ao qual teve um importante desempenho. “Naturalmente, não deixaremos de colocar certas questões, que mesmo de forma modesta procurarão contribuir para aclarar alguns aspectos da vida do autor”.

Para o escritor, o texto não pretende analisar a obra econômica de Cairu, pois outros autores já teriam contribuído para essa questão. “Concentrei-me assim, a uma panorâmica da vida de Cairu, da qual se extrairão aspectos concretos da sua importância para a História do Brasil”, diz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.