Instituições feirenses contempladas com Medalha do Meio Ambiente

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

“Todos nós somos responsáveis pelo planeta terra e temos compromisso em tornar mais saudável o lugar em que vivemos”. A afirmação foi feita pelo vereador Carlos Alberto Costa da Rocha (PMDB), na noite de ontem (21/09/2010), durante a sessão comemorativa do Dia Municipal do Meio Ambiente, realizada na Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM).

O pronunciamento do vereador foi endossado pelo superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, ao falar da missão do órgão, que é “defender a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, além de mediar os conflitos ambientais”, conforme disse. O ambientalista destacou que a melhoria da qualidade de vida depende do equilíbrio ambiental, que vem sendo comprometido com o uso sem limite desses recursos, em nome do desenvolvimento do país.

“A busca desse equilíbrio passou a ser uma questão de sobrevivência”, afirmou o superintendente do Ibama, autarquia federal criada em 1989. Ele avaliou que a legislação ambiental vem se aprimorando ao longo dessas duas décadas, citando a Lei das Águas (1997), dos Crimes Ambientais (1998), da Educação Ambiental (1999), da Mata Atlântica e das Florestas Públicas, ambas de 2006. Célio Costa ressaltou ainda a criação do Instituto Chico Mendes, como iniciativas em prol da preservação ambiental.
Durante a sessão a foi entregue a Medalha do Mérito de Meio Ambiente Rio Subaé a organizações que trabalham diariamente na preservação ambiental e em defesa da melhoria da qualidade de vida na cidade. Foram contempladas a Universidade de Estadual de Feira de Santana (Uefs), Movimento Água é Vida, 2ª Promotoria de Justiça da Vara do Meio Ambiente do Ministério Público de Feira de Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Associação dos Moradores da Lagoa do Subaé.
Fizeram parte da mesa o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, que representou o prefeito Tarcízio Pimenta; o reitor da Uefs, professor José Carlos Barreto; tenente Bruno Ferreira Santos, representando o Comando de Operações do Corpo de Bombeiros; professor Jorge Glauco Nascimento, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira; Vivaldo França, do Movimento Água e Vida; e Marisete Ferreira da Silva, da Associação de Moradores da Lagoa do Subaé.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108048 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]