IBAMETRO constata irregularidade em posto de combustíveis de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Operação Tanque Cheio, realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, neste fim de semana, em dez postos de combustíveis do município de Feira de Santana revelou um alto índice de infração. Das 131 bombas medidoras avaliadas, 50 foram reprovadas pelo órgão, num índice de 38%.

Os técnicos do Ibametro constataram as irregularidades ao comparar o volume do combustível (álcool, gasolina e diesel) indicado na bomba medidora com a quantidade exata do abastecimento efetivado. Cinco equipes do Ibametro fiscalizaram um total de dez postos, instalados em diversos bairros da cidade, verificando todas as bombas de medição e observando se estavam devidamente lacradas com o selo. Para fazer a medição de álcool, gasolina e diesel, os técnicos do órgão utilizaram o medidor padrão de 20 litros.

Esse tipo de fiscalização faz parte da rotina do Ibametro, mas o diretor-geral do órgão, Eduardo Sampaio, alerta aos proprietários dos postos que a atuação está sendo intensificada nos finais de semana e à noite.

Na medição do combustível, é tolerada a redução de 0,5% por litro do produto. Isso acontece porque a temperatura provoca dilatação/retração do combustível, modificando o volume. É considerada irregularidade quando há mais de 100 ml a menos por cada 20 litros.

A orientação para o consumidor é que faça denúncia, em caso de suspeita, pelo Disque Ibametro (0800-071-1888 FREE). A identidade do denunciante é preservada e os fiscais atenderão a solicitação no prazo máximo de cinco dias úteis.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111197 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]