HGESF oferece novo serviço para pacientes renais crônicos de menor gravidade

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) está implantando, para fazer funcionar já no mês de outubro próximo, um serviço de diálise peritoneal destinado a pacientes renais crônicos de menor gravidade, com previsão de 100 atendimentos por mês.

O diretor do geral do HGESF, o cardiologista César Martins, explicou que o novo serviço é mais simples que a hemodiálise e não precisa de máquinas. O procedimento é feito através de um cateter introduzido no abdômen e, depois de treinado no hospital, o paciente pode depois fazer sozinho em casa, com os apetrechos apropriados fornecidos pelo hospital.

Martins falou da importância da diálise peritoneal, oferecida por apenas dois outros hospitais da rede pública, o Ana Nery e o Roberto Santos. Contando com uma equipe de nefrologistas, coordenada pelo médico Humberto Santos Augusto, o novo serviço vai reduzir a demanda na hemodiálise, usada também por esses pacientes sem maior gravidade, e ampliar o atendimento para um maior número de pessoas.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]