Grupo italiano apresenta Projeto de Energia Eólica para Morro do Chapeú

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mostrar detalhes do projeto Cristal, a ser implantado em Morro do Chapéu, com previsão para operação em 2013. Com essa intenção, diretores do grupo italiano Enel, um dos ganhadores do segundo leilão de energia eólica, ocorrido no dia 26 de agosto, com 16 projetos sendo selecionados, totalizando na geração de 587,4 MW, reuniram-se, nesta sexta-feira (10/09/2010), na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), recebendo a garantia de apoio logístico necessário para o êxito dos empreendimentos.

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e presente em 28 países, com capacidade instalada de 95 GW e geração renovável de 34 GW. O grupo trabalha na geração de energia hidroelétrica, eólica, geotérmica, solar fotovoltaica, biomassa, térmica e nuclear.

Na Bahia, a Enel foi vencedora de três parques eólicos: o Cristal, com 30 MW, o Primavera, com 30 MW e o São Judas, também com 30 MW, totalizando 90 MW, todos localizados no município de Morro do Chapéu. Além disso, tem estudos comprovados na Bahia para uma capacidade de geração de mais de 1000 MW, destinada a futuros leilões.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Wilson Brito, destacou o grande potencial da Bahia no setor de energia renovável, incluindo energia solar. Informou que já está na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o processo para regulamentação da referida energia e, em breve, terá a primeira experiência com tais equipamentos no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).

Segundo o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, a Seinfra, de acordo com os protocolos de intenções já assinados, viabilizará o apoio logístico e também o apoio nas interligações com a rede do sistema elétrico nacional.

A coordenadora de Energia Renováveis, Barbara Carvalho, destacou a implantação de mais de 30 mil sistemas fotovoltaicos individuais instalados por intermédio do programa Luz Para Todos para atendimento às residências isoladas e distantes da rede elétrica. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Enel, Paolo Romanacci, e a assessora especial, Marina Pimentel, manifestaram o interesse da empresa em futuros investimentos na Bahia.

O superintendente da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Paulo Guimarães, ressaltou a importância da instalação de fábricas de fornecedores de turbinas eólicas na Bahia, onde o Governo do Estado concede atrativos fiscais e dispõe de universidades, escolas técnicas e centro tecnológico para capacitação de mão-de-obra especializada.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]