Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de setembro de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Festival  nacional  I

Cerca de 82 grupos teatrais de 15 estados do país inscreveram-se para participar do 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que acontece entre os dias 4 e 12 de outubro 2010, na cidade de Feira de Santana. Analisados por uma comissão curadora composta por profissionais de reconhecida atuação no segmento das artes cênicas no estado da Bahia, os espetáculos inscritos foram selecionados para as seguintes categorias: Mostra Nacional e Mostra Interior do Nordeste.

Festival nacional II

 Na categoria Mostra Nacional, oito montagens serão encenadas, no Festival Nacional, dentre elas 15 anos irmãos Brother, do Grupo Irmãos Brother (Rio de Janeiro), O Negrinho do Pastoreio, da Cia de Teatro Entrelinhas (Rio Grande do Sul) e É Nós na Xita, do grupo Na Macaca (São Paulo). A Mostra Interior do Nordeste teve seis trabalhos selecionados, a exemplo de Hoje tem palha assada, do Grupo Artes Plim (Alagoas) e outras cinco montagens do interior da Bahia e Pernambuco.

Festival nacional III

Para abrilhantar a programação do Festival, ocorrerá  a participação especial do Palhaço Biribinha, o homenageado do 3º Fenatifs que trará para Feira de Santana o Circo-teatro de Maomulengo e a novidade do Circo de Lambe-Lambe.  Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha como popularmente é conhecido, reúne em experiência como ator, diretor e produtor mais de 50 anos de vida artística adquirida em herança da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste brasileiro.O 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS) está entre os 36 projetos premiados em todo o Brasil pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

Olimpíada

As provas da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram realizadas no sábado (11), em Feira de Santana,  na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ponto de partida para programas de aperfeiçoamento de alunos e professores, a Obmep é uma competição nacional para estudantes de escolas públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Mais de 2.400 estudantes de 60 escolas de Feira de Santana participaram dessa segunda fase. Entre os principais objetivos do projeto estão estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da escola básica, identificar jovens talentos e incentivá-los ao ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.

Fichas sujas

Têm sido do mais absoluto mau gosto as trilhas sonoras das propagandas políticas dos mais diversos candidatos ao pleito eleitoral próximo. Aliás, tanto o lado musical como em letra, as fichas estão sujas de coisas horríveis. As exceções são raras.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3045 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]