Festa da Cultura Popular reúne artistas da região em Santanópolis, neste final de semana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Acontece de 18 a 19 de setembro de 2010, a Festa da Cultura Popular em Santanópolis, Bahia, à aproximadamente 150 km de Salvador, com o objetivo de promover o encontro das diversas manifestações populares de comunidades rurais do sertão, grupos e artistas. A abertura (18/09/2010), às 08 horas e cortejo folclórico pelas ruas da cidade às 18h00.

Segundo o coordenador do evento Ricardo Reira, a Festa nasceu de uma necessidade que as comunidades rurais têm de, se articularem na construção de um espaço para celebrarem seus ritos, cantos, musicalidades, crenças, sabedorias ancestrais, e riquezas culturais que se perpetuam por gerações.

O coordenador, diz ainda sobre a importância do encontro de diversas linguagens musicais da cultura popular com comunidades rurais, possibilitando vivências, práticas musicais, poéticas, coreográficas, teatrais, danças, e estéticas que passam a ser desenvolvidas e organizadas pelos membros destes grupos pertencentes ao semi-árido baiano e à região sisaleira.

“ Esta grande festa, que envolve diversas linguagens e saberes populares como o Lindro-Amor, Sambas de Roda, Capoeira, Versos de Sotaque, Lendas, Reisado, Cantigas de Roda, Aboios, Repentes, Bois de Roça, Quadrilha, terá, e continuará tendo, como finalidade primordial compartilhar estas riquezas culturais que estão guardadas no escrínio da alma do povo dos sertões, “, explica Ricardo Reira.

De acordo com informações da assessoria, já confirmaram presença as seguintes atrações: Reisado de São Vicente e Grupo Cultural Korró-Korró (grupos de Feira de Santana); Farinhada de São Nicolau, Lindro-Amor de Malhada Nova, Comunidade Dois Coqueiros, Queima da Lapinha da Lagoa do Caminho (grupos de Santa Bárbara); Pavão Dourado (Boa Vista II – Serrinha); Bumba-meu-boi do povoado da Barreiras, Batuques do Seu Anastácio, Gabriel aboiador, Grupo de Capoeira e Maculelê ACEM (Barrocas); Veteranos de Ouro de Candeal; A Mulinha e o Bumba-meu-boi de Lustosa; as performances musicais e poéticas de Zé Araújo, Asa Filho, Cescé, Antônio Queiroz, Erasmo Lima, e, os cordelistas Franklin Maxado, Antonio Barreto e Jotacê Freitas, além da exposição do artista plástico Gabriel Ferreira.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]com.br.