Feira de Moda e Negócios na Expofeira: parceria Prefeitura, Sebrae e Sindiveste-Policom. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Expofeira 2010 contará com a II Apresentação da Feira de Moda e Negócios da Indústria de Confecções de Feira de Santana e região. A feira é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Sebrae e Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest/Policom).

Segundo o secretário, Magno Felzemburgh, a feira visa otimizar e aperfeiçoar o pólo industrial de confecções do município e distritos, oferecendo oportunidade de negócios às empresas na área da moda. No evento serão apresentadas palestras e as novas tendências da moda.

A coordenadora do projeto, Márcia Ferreira, ressalta que “a feira é de grande relevância, pois trata-se de um setor que possui mais de 365 empresas formais e mais 480 informais. Um seguimento que, conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), emprega mais de 10 mil pessoas com carteira assinada em Feira de Santana”.

A coordenadora afirma ainda que pretende-se fazer com que este projeto ocorra todos os anos no mesmo período. “Este é um setor que possui um crescimento vertical nacionalmente. Todo o ramo de confecção do município está se mobilizando para que a feira seja um sucesso, e acredito que será”, ressalta.

No espaço destinado à exposição de instituições, já estão sendo montados cerca de 28 estandes de empresas, que comercializam confecções no pólo industrial de confecções do município. O evento acontecerá no Parque de Exposição João Martins da Silva, de 5 a 12 de setembro.

Semáforos inteligentes no centro da cidade

Equipamentos antigos substituídos por novos

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está realizando um trabalho de modernização do trânsito, com sinalização vertical e horizontal. A troca de semáforos antigos por novos faz parte do processo.

O primeiro semáforo substituído é o do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos, que já está funcionando. O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário da SMTT, Flailton Frankles, acompanharam a finalização do serviço no início da manhã desta sexta-feira (3).

“Uma das marcas principais do novo semáforo é a informação precisa que temos de que reduz 25% dos acidentes, por ter maior nitidez, cronômetro digital para evitar dúvida sobre o tempo que falta parar abrir ou fechar o sinal”, ressaltou o secretário.

Novos semáforos serão instalados nos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com as ruas J J Seabra, Barão de Cotegipe, Castro Alves e a rotatória com a avenida Maria Quitéria. Também os cruzamentos das avenidas João Durval com a Presidente Dutra e Maria Quitéria, além da praça Jackson do Amauri.

A tendência é que gradativamente todos os semáforos da cidade sejam substituídos, para garantir maior segurança à população.

Teatro para estudantes da rede municipal

Projeto Fantasia leva escolas ao teatro

Centenas de estudantes da rede municipal de ensino já assistiram ao espetáculo “A Peleja de Maria Bonitinha”, apresentado pela Companhia Cuca de Teatro. A iniciativa faz parte do projeto “Fantasia, um caminho na Educação”, apresentado no Centro de Cultura Amélia Amorim.

De acordo com a produtora da companhia, Elizete Destéffani, o espetáculo ajuda às crianças a entender e conviver com as diferenças. “Aceitar as diferenças do outro, discutir o preconceito na sociedade e chamar a atenção para o bulling são as questões abordadas no espetáculo com seus seis personagens: a Maria Bonitinha, Joana Natureba, Zeca Grude, Joca Poluente, Pepeu Recicleto e Clarinha”, explica

O projeto Fantasia existe há cinco anos. Mais de 30 espetáculos já foram apresentados em 65 escolas de Feira de Santana. Segundo a produtora, o objetivo do projeto Fantasia é levar a arte para a educação.

Para a professora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Elza Campos, o projeto é um sucesso entre os alunos. “É preciso democratizar o teatro, várias crianças aqui não teriam a oportunidade conhecê-lo se não existisse o projeto Fantasia”, destaca.

Carolina Cerqueira, 10 anos, estudantes da 4ª série, demonstra admiração com a apresentação teatral. “ Nunca tinha assistido a uma peça de teatro. É um mundo diferente, engraçado e que faz qualquer um ficar admirado”, enfatiza.

Na tarde desta quinta-feira (2) centenas de estudantes assistiram a mais um espetáculo. Entre as instituições da rede municipal que estavam presentes: a Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro e Escola Municipal Maria José.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, contribui com o transporte para os estudantes e professores. O Faz Cultura e empresas da cidade patrocinam o espetáculo.

Programa de Saúde Bucal nas escolas

Palestras educativas e kits odontológicos distribuídos

Os estudantes da rede pública do município que estão cursando do ensino pré-escolar ao nível fundamental são o público alvo do Programa de Saúde Bucal Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. Cirurgiões dentistas capacitados para cuidar de crianças visitam as escolas periodicamente e realizam ações educativas e lúdicas, aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos.

Durante as palestras, os educadores odontólogos buscam conscientizar os alunos sobre a importância da higiene oral na prevenção das doenças bucais. Quando o dentista identifica algum problema na criança, logo o estudante é encaminhado para uma unidade de saúde onde há o serviço odontológico.

Os kits que são entregues foram reformulados para serem mais atrativos para as crianças. O novo kit é formado por creme dental, escova com capa protetora das cerdas, fio dental e cartilha educativa ilustrada com personagens infantis que, além de trazer informações sobre como realizar a escovação, é um instrumento recreativo, pois pode ser colorida pelo estudante.

Conforme a coordenadora do Programa de Saúde Bucal Escolar, Maria Cristina Rosa, “do mês de abril até julho já foram distribuídos 7.173 kits e nos próximos meses cerca de 20.000 novos serão entregues”.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, salienta a dimensão do trabalho educativo escolar. “A ação de saúde é realizada nas escolas, porém a repercussão é bem maior, pois cada estudante passa a ser um agente multiplicador das informações adquiridas, podendo até melhor conscientizar os próprios familiares sobre os cuidados com a higiene bucal”, destaca.
Digitalização impulsiona CADH

Centro conta com sistema Saúde Digital há 01 ano

O atendimento aos pacientes assistidos pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) ganharam impulso, ao longo dos últimos 12 meses, com a implantação do sistema digitalizado do programa Saúde Digital. Em função da informatização do sistema, o aumento da capacidade de atendimento com mais 300 pacientes, passando para um total de 1.820 cadastrados.

A coordenadora do CADH, enfermeira Jane Fernandes da Fonseca, observa os benefícios gerados a partir da informatização do sistema, implantada no dia 17 de setembro do ano passado.

“Todo atendimento passou a ser mais ágil, eliminando a burocracia e também os papéis. O resultado tem sido uma maior satisfação dos nossos pacientes, desde que inauguramos as novas instalações, transferidas do conjunto Feira X para este prédio, na rua São Domingos, 626, bairro Santa Mônica, mais amplo e bem mais confortável”, frisou.

Com a implantação do programa Saúde Digital, interligando o CADH à rede de unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes passaram a ser cadastrados no computador e a identificação feita através da biometria. “Além disso, todos os procedimentos e histórico do paciente ficam registrados nos computadores, facilitando todo acompanhamento pelos profissionais de saúde”, ressaltou Jane Fernandes.

O atendimento dos pacientes é realizado através de duas endocrinologistas, um cardiologista, um nefrologista, uma nutricionista, cinco enfermeiras, cinco fisioterapeutas, dois assistentes sociais, um psicólogo e seis técnicos de enfermagem. O serviço ainda conta com cinco funcionários no setor administrativo e uma pessoa atuando na Central de Regulação.

O serviço é oferecido diariamente, das 7hs às 18hs, de segunda a sexta-feira. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone (75) 3616-1061.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]