Etapa interestadual da ABCDorper na Expofeira : Segundo evento mais importante do segmento. Leia esta e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Etapa interestadual da ABCDorper na Expofeira.
Etapa interestadual da ABCDorper na Expofeira.

Os julgamentos dos ovinos das raças Dorper e White Dorper realizados durante a Expofeira 2010 são considerados pela Associação Brasileira de Criadores Dorper (ABCDorper) o segundo evento mais importante para o segmento, perdendo apenas para a etapa nacional.

De acordo com o presidente da ABCDorper, Valdomiro Polisilli Júnior, os julgamentos dos animais na Expofeira 2010 foram chancelados como etapa interestadual. “A raça Dorper está em expansão no Brasil e nosso objetivo é promover o crescimento das raças não apenas nas capitais, mas também em cidades do interior dos estados. E como existe um elo entre a capital Salvador e Feira de Santana, optamos por fazer a exposição interestadual aqui”, explica.

Ele observa que o estado da Bahia é o segundo maior produtor do país e destaca que “é difícil ver em São Paulo, maior produtor do Brasil, julgamentos que reúnam uma quantidade expressiva de animais e criadores, como visto na Expofeira”.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Morais, cerca de 380 animais participam dos julgamentos em pista, que atraíram aproximadamente 40 expositores das raças Dorper e White Dorper, vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Secretários de plantão

Neste sábado (11) e no domingo (12) estarão de plantão os secretários Gilberto Ruy, da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária; e Mauricio Carvalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.

Multidão dança ao som de Cavaleiros do Forró

Show acompanhado por muitas pessoasno Parque

Banda de forró do Rio Grande do Norte, Cavaleiros do Forró esquentou a noite fria de sábado (10), atraindo uma multidão ao Parque de Exposição João Martins da Silva, durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2010). Foi a vez do forró universitário comandar a festa, levando os casais a dançarem bem agarradinhos.

“Perguntas”, o novo sucesso da banda, agitou o público. E a galera também foi ao delírio com músicas como “Se réi prá lá”, “Brinquedo de Amor”, “Faz amor comigo”, “Sonho de Vaquejada” e muitas outras músicas de sucesso.

A banda chegou ao Parque de Exposição no início da madrugada, após os shows das bandas Puro Desejo, Bonde do Calypso e Moleka Sem Vergonha. Em dois palcos paralelos, as bandas mantiveram o público animado, mesmo com a noite fria e a ameaça de chuva.

Com uma carreira marcada por inúmeros sucessos, dentre dezenas de músicas que falam principalmente de amor e de belas dançarinas que levam o público ao delírio, Cavaleiros do Forró atrai sempre uma legião de admiradores e, principalmente, caravanas de fãs clubes.

Foi somente iniciar o show, por volta das 2h da madrugada, para a banda atrair o público que estava passeando pelo parque ou na praça de alimentação. A noite fria pedia muito agito e o forró bem agarradinho foi a receita para aquecer.

Tem vacina na zonal rural neste sábado

Cães e gatos dos distritos serão imunizados

Cerca de 60 postos de vacinação contra raiva animal estão espalhados em 13 localidades de diferentes distritos de Feira de Santana, neste sábado (11). A vacinação de cães e gatos é realizada pelo Centro Municipal de Zoonoses. A meta é imunizar 7 mil animais na zona rural.

Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Carvalho, a vacinação será feita das 8 às 17 horas e devem ser imunizados animais a partir de dois meses de vida. “As equipesvão atuar nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF)”, disse.

Mirza Carvalha reforça a importância da vacinação dos animais nesta segunda etapa da campanha. “É de extrema importância que cães e gatos sejam imunizados, já que a raiva pode afetar não só os animais, mas às pessoas também. Até agora temos tido sucesso na vacinação”, comenta.

Equipes volantes também vão atuar na vacinação dos animais. “Os profissionais que estarão a frente dos postos volantes trabalharão em equipes formadas por um técnico em enfermagem, agente de endemias, agente comunitário e os agentes de zoonoes e até mesmo médicos veterinários”, ressalta Mirza.

A segunda etapa da campanha de vacinação segue até o dia 23 deste mês. No dia 18 acontecerá o dia D de Vacinação Anti-Rábica em Feira de Santana. Mais informações nos telefones 3614-3613 (segunda-feira a sexta-feira) e 3602-8409 (sábado e domingo).
Regulamentada gratificação de guardas

A GEAR não incorporará a remuneração do servidor

A Lei Complementar Municipal que cria a Gratificação por Exercício de Atividade de Risco (GEAR) para guardas municipais em Feira de Santana já está regulamentada. Decreto de número 8.065, baixado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, entrou em vigor e resulta em gratificação de até 30% sobre os salários destes servidores municipais ocupantes dos cargos de provimento efetivo na função estabelecida.

A concessão do benefício será vedada ao servidor ocupante de cargo de provimento temporário ou função de confiança. Limitada a 30% do vencimento básico, a GEAR será concedida por parâmetros de aferição, no mês anterior à concessão dos indicadores relativos ao cumprimento das atividades programadas, bem como da assiduidade.

A GEAR será correspondente a 20% do vencimento, em razão do cumprimento de atividades programadas para o servidor e os outros 10% do vencimento em razão da correspondência na assiduidade do servidor.

Mensalmente a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos elaborará programação de atividades dos guardas municipais, aplicável no mês subseqüente, dando-lhes ciência através de comunicados circulares internos, que poderão ser afixados em quadros de avisos ou dirigidos individualmente.

A programação contemplará o trabalho por turnos, plantões e atividades em feriados e fins de semana, respeitando-se o limite máximo de carga horária do cargo de guarda municipal. Ciente da programação de atividades o servidor deverá cumpri-la integralmente para fazer jus à gratificação integral. E, caso não o faça, perderá 20% da gratificação, no caso de uma ocorrência de descumprimento; 50% da gratificação, no caso de duas ocorrências de descumprimento; 100% da gratificação, no caso de três ou mais ocorrências de descumprimento.

Não serão computadas como ocorrências de descumprimento de programação as ausências ao serviço legalmente permitidas. Também o servidor perderá 50% da gratificação no caso de um falta não justificada no mês da apuração; e perderá 100% da gratificação no caso de duas ou mais faltas não justificadas no mês de apuração.

A GEAR não incorporará a remuneração do servidor em nenhuma hipótese. E o servidor perderá a gratificação se durante sua concessão se afastar do exercício do cargo, sendo que também estarão sujeitos à perda de percentual do total de suas gratificações, caso sofram pena disciplinar de advertência (10% do total), sofram pena disciplinar de suspensão (30%) do total; extraviem ou danifiquem equipamentos sob sua guarda, ou não atinjam as metas laborais estabelecidas pela administração municipal (30% do total), sem prejuízo do dever de indenização a Fazenda Pública.

Qualidade do gir em julgamento

Bovinos de 15 propriedades rurais de toda a Bahia

A qualidade genética do gado gir leiteiro selecionado está sendo colocada à prova durante o julgamento dos animais, iniciado na manhã desta sexta-feira (10) no Parque de Exposição João Martins da Silva. Os exames qualificam os animais para o ranqueamento nacional e resultam na valorização de matrizes.

Durante dois dias de julgamento passarão pela pista 93 animais que já estão no Parque de Exposição participando da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2010). São bovinos que vêm de 15 propriedades rurais de toda a Bahia, para serem avaliados morfologicamente em 14 categorias.

Criador de Amargosa, Geraldo Vaz observa que os animais são avaliados por uma série de características que definem sua alta qualidade genética. Dentre elas, o prumo e o aparelhamento sexual. Além disso, também levada em consideração a beleza da pelagem.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]