Espetáculos infanto-juvenis vão invadir teatros e ruas de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar
Jornal Grande Bahia compromisso em informar

Todos os teatros e as principais praças da cidade de Feira de Santana se transformarão em cenário para as atrações do 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que acontece entre os dias 4 e 12 de outubro de 2010. A terceira edição do evento, que teve recorde de inscritos – número três vezes maior que a edição inaugural – promete animar a Semana das Crianças na segunda maior cidade da Bahia.

Dos 82 grupos inscritos de seis estados brasileiros (RJ, PE, AL, BA, SP, RS), 17 terão a chance de apresentar seu talento e contribuir com o debate sobre a produção teatral voltada para crianças e adolescentes, além de 13 montagens de grupos de artistas e estudantes de Feira de Santana. No total, serão mais de 50 apresentações realizadas nos teatros, praças e na Tenda Cultural, espaço montado no centro da cidade, no Centro Cultural Marcus Moraes, no formato de um Circo-Teatro, para que a comunidade possa ter acesso gratuito a espetáculos de qualidade. “Do dia 5 ao dia 11 acontecerão apresentações gratuitas para o público na Tenda Cultural, sempre às 18h”, anuncia Elizete Desteffani

Na categoria Mostra Nacional, oito montagens serão encenadas, dentre elas 15 Anos Irmãos Brother, do Grupo Irmãos Brother (Rio de Janeiro), O Negrinho do Pastoreio, da Cia de Teatro Entrelinhas (Rio Grande do Sul) e É Nós na Xita, do grupo Na Macaca (São Paulo). Na Mostra Interior do Nordeste seis trabalhos serão apresentados, a exemplo de Hoje tem Palha Assada, do Grupo Artes Plim (Alagoas) e outras cinco montagens do interior da Bahia e Pernambuco. A programação do evento inclui ainda atividades paralelas como debates, oficinas, contação de histórias, palestras e mesas redondas.

Além da Mostra Oficial que contará com a participação dos grupos de todo o Brasil através da Mostra Nacional e Mostra Interior do Nordeste, o FENATIFS abre espaço também para que grupos de artistas e estudantes que fazem teatro em suas escolas e instituições na faixa etária entre 7 e 12 anos (Mostra Mirim), e entre 13 e 21 anos (Mostra Juvenil), possam também participar do festival. Ao todo serão 7 espetáculos da Mostra Jovens Talentos e 6 espetáculos da Mostra Mirim. Os ingressos serão vendidos a R$ 6,00 para as apresentações realizadas nos teatros (Cuca, Maestro Miro, Margarida Ribeiro, CDL e Amélio Amorim), R$ 2,00 para as atrações do Circo e Teatro de Lambe-Lambe e gratuitas para as apresentações na Tenda Cultural e nas ruas. Nas apresentações das Mostras Mirins e Juvenis a entrada tem cunho solidário. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento que será distribuído para instituições carentes da região.

FENATIFS é premiado pela FUNARTE

O 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS) está entre os 36 projetos premiados em todo o Brasil pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Este ano o Palhaço Biribinha será o grande o homenageado do FENATIFS. Com mais de 50 anos de experiência artística como ator, diretor e produtor, Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha como popularmente é conhecido, traz no sangue a herança artística da mais tradicional família de circo do nordeste. Do picadeiro, Biribinha inova com o Circo-Teatro de Mamulengo e traz a novidade do Circo de Lambe-Lambe.

Esse tipo de circo surgiu depois que as pesquisadoras de teatro, Ismine Lima e Denise Santos, criaram um espetáculo, na Bahia, utilizando um processo muito semelhante às câmeras usadas pelos fotógrafos lambe-lambe que consiste em uma caixa preta parcialmente coberta por um tecido, sob a qual o espectador (uma pessoa a cada apresentação) é colocado em frente à caixa pra assistir ao espetáculo de pequenos bonecos que são manipulados através de aberturas nas laterais da caixa. A iluminação é provida de uma lâmpada que é focalizada sobre a cena e o som é transmitido por fones de ouvido.

Destaques da programação

A programação do FENATIFS este ano tem início com passeata saindo da Tenda Cultural até o Teatro do Cuca onde será realizada a Mesa Redonda “Os desafios e conquistas da arte-educação – compartilhando experiências”. Além do grande homenageado do evento, outros artistas e a comunidade serão convidados a participar desse cortejo de abertura. No dia 05 de outubro (terça-feira) os espectadores terão o prazer de conferir o espetáculo de rua, É Nóis na Xita. Uma peça descontraída com diversas técnicas circenses como malabarismo, monociclismo, acrobacias, equilibrismo e muita palhaçada.

Na quarta, dia 06, as principais atenções do Festival estarão voltadas para “15 Anos de Irmãos Brothers”, show teatral-circense com fortes doses de adrenalina e de grande impacto visual. Uma coletânea de esquetes que têm o espírito pop circense e multicultural. No dia 07 (quinta-feira) o destaque fica por conta de “Fábulas Fabulosas”, musical infantil que homenageia Monteiro Lobato e é baseado em quatro fábulas (“O Macaco comia banana”, “O velho e o menino burro”, “O ratinho e o leão” e “A cigarra e a formiga”).

Na sexta-feira (8 de outubro) a oficina “Palhaçada Fácil” propiciará a vivência do ser palhaço através do desenvolvimento da ludicidade e da comicidade. A oficina de palhaço para iniciantes possibilitará, através da prática de exercícios simples e brincadeiras infantis, descobrir e experimentar o ser palhaço e toda a comicidade que está guardada dentro de cada participante. No sábado, (9 de outubro) acontecerá a apresentação de seis espetáculos da Mostra Mirim, todos com atores mirins alunos de estabelecimentos de ensino de Feira de Santana: “No Fim do Arco-Íris” (Escola Despertar), “Pluft, O Fantasminha” (Colégio Asas), “O Pássaro Roxo” (Escola Descobrindo as Palavras), “As Cegonhas da Noite” (Escola Criativa), “O Trânsito Precisa Mudar” (Escola Rubem Alves) e “Tinker Bell” (Oficina de Teatro Infantil do CUCA).

No domingo, 10 de outubro, é a vez da Mostra Juvenil com apresentação de sete espetáculos: “Magincória: “A Caixa Mágica” (Grupo: Quarteto Fantástico – Feira de Santana – BA), “Re Conto” de Fadas” (Oficina de Teatro Adolescente do CUCA – Feira de Santana – BA), “Lixo é Luxo” (Ponto de Cultura – Pé de Arte, Cultura e Educação – São Gonçalo dos Campos – BA), “Sonhos” (Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo – Feira de Santana – BA), “Faz de Conta que Acontece” (Colégio Padre Ovídio – Feira de Santana – BA), “Ciranda” (Grupo de Teatro Eureka – Feira de Santana – BA), “Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove” (Centro Educacional O Pequeno Lorde – Feira de Santana – BA).

Ainda no domingo, dia 10 de outubro as crianças vão poder se divertir muito com a irreverência do Espetáculo: “O circo dos objetos” de São Paulo. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, vão se transformando em personagens, ganhando alma e encantando o público, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo. O espetáculo faz duas apresentações nesse dia uma às 10h30 no Teatro do Cuca e outra às 16h30 no teatro Margarida Ribeiro.

O penúltimo dia do Festival será marcado ainda pela luta de um menino para vencer uma terrível doença. O musical “É Meu, É Seu É Nosso”, destinado ao público de todas as idades, conta a trajetória do garoto que descobre que o apoio da família e a solidariedade dos amigos é sua grande arma de esperança na vitória. No último dia do FENATIFS, 12 de outubro, acontece o “Encontro Brincante” entre Palhaço Biribinha, os integrantes de “O Circo dos Objetos”, da Família Vagamundi e a trupe da Cia Cuca de Teatro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115163 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.