Especial: Os Europeus

A revelação das Doze Tábuas, uma coleção de leis romanas que foram escritas por insistência dos plebeus, 450 a.C.
A revelação das Doze Tábuas, uma coleção de leis romanas que foram escritas por insistência dos plebeus, 450 a.C.

Historiador Matthias von Hellfeld registra, desde a Antiguidade greco-romana até a Europa unida, momentos decisivos para o que define como “o difícil caminho para a liberdade e a democracia”.

1- Batalha de Salamina decidiu destino da Europa em 480 a.C.

Na batalha naval de Salamina, em outubro de 480 a.C., a frota grega venceu a armada persa. A vitória sobre os persas criou as bases para o florescimento da Grécia e da Europa.

2- “Mãe de todas as Constituições” promulgada em 287 a.C. em Roma

Quando os plebeus se retiraram da cidade de Roma, em 287 a.C., escreveu-se um capítulo da história constitucional europeia: a introdução do plebis scitum deu origem ao atual referendo popular.

3- Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C.

O decreto do imperador bizantino Teodósio 1º teve consequências abrangentes ao unir à Antiguidade clássica as raízes judaico-cristãs do continente europeu. Com bons e maus desdobramentos.

4- Um código faz história: o “Corpus Iuris Civilis” de 529

Todas as leis válidas no Império Romano foram compiladas em 529 d.C. e comentadas pelo mais importante jurista da época. A partir do século 14, o “Codex Justinianus” ditaria o moderno direito europeu.

5- Coroação de Carlos Magno marcou início do “Renascimento carolíngio”

Na noite de 25 de dezembro de 800, Carlos Magno, rei dos francos, foi coroado pelo papa Leão 3° imperador romano na Catedral de São Pedro, tornando-se assim um dos mais poderosos soberanos de seu tempo.

6- Juramentos de Estrasburgo selaram surgimento de dois Estados no ano de 842

No século 9º, os irmãos Luís, o Germânico, e Carlos, o Calvo, soberanos do Reino Franco Oriental (correspondente à atual Alemanha) e do Reino Franco Ocidental (atual França) selaram os Juramentos de Estrasburgo.

7- Primeira cruzada marcou época de conflitos religiosos sangrentos

No século 11, quando a influência muçulmana sobre o Oriente Médio e Jerusalém começou a aumentar, o papa Urbano 2º reagiu com fúria.

8- Carta Magna de 1215 criou condições para liberdades e direitos civis

Assinatura da Carta Magna garantiu amplos direitos, a princípio à nobreza, mais tarde aos cidadãos da Inglaterra. Em 15 de junho de 1215, o rei João 1º teve que ceder à pressão dos barões.

9- Martinho Lutero provoca cisão no cristianismo com suas 95 teses

O que Martinho Lutero pretendia com suas 95 teses era promover uma reforma da Igreja Romana, mas isso o tornou fundador de uma nova confissão cristã.

10- Paz da Vestfália põe fim à Guerra dos Trinta Anos

Em 24 de outubro de 1648 foi assinada a Paz da Vestfália, selando o fim da Guerra dos 30 Anos. Desde 1618 as potências europeias guerreavam entre si, num conflito que fez milhões de vítimas.

11- Revolução Gloriosa marcou início da democracia parlamentar europeia

Luta de décadas entre Coroa britânica e seus opositores chegava ao fim. Declaração de Direitos levou Guilherme 3° de Orange ao trono inglês, fortalecendo os direitos do Parlamento.

12- Enciclopédia do Iluminismo quis substituir fé pelo conhecimento

Coordenada por D’Alembert e Diderot, “Encyclopédie” foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o “cidadão esclarecido”.

13 – Revolução Francesa transformou a Europa em 1789

“Liberdade, igualdade, fraternidade”: a partir da França esse slogan revolucionário inspirou a Europa do final do século 18. E transformou irreversivelmente a história do continente.

14- Carta de Tauragé reverteu avanço napoleônico em 1813

Uma discreta carta de um general prussiano ao rei Frederico Guilherme 3° marcou o início da libertação da Europa da hegemonia francesa. Uma vitória da coragem pessoal sobre a hierarquia.

15- Congresso de Viena restabeleceu ordem geopolítica na Europa

Após as guerras de libertação contra a hegemonia francesa, o Congresso de Viena, iniciado em 1814, restaurou a situação geopolítica na Europa anterior à Revolução Francesa de 1789.

16- Revolução Alemã de 1848 marcou busca pela unificação em um reino

A Assembleia Nacional reunida na Igreja de São Paulo, em Frankfurt, fracassou em sua tentativa de estabelecer um Estado nacional alemão no centro da Europa.

17- Atentado de Sarajevo deflagra Primeira Guerra Mundial

O atentado de extremistas sérvios contra o casal herdeiro da coroa austríaca desencadeou a chamada “Crise de Julho” na Europa. Um mês depois eclodiria a Primeira Guerra Mundial.

18- Revolução Russa criou novo foco de poder dentro da Europa

Em outubro de 1917, a Revolução Russa conquistava a vitória e os bolcheviques chegavam ao poder. Durante mais de sete décadas, eles dominaram a Rússia e grande parte do Leste Europeu.

19- República Alemã teve proclamação dupla em 1918

Num mesmo dia – 9 de novembro de 1918 – a República Alemã era proclamada duas vezes: primeiro, pelo social-democrata Philipp Scheidemann; logo depois, pelo comunista Karl Liebknecht.

20- Eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1° de setembro de 1939

Na madrugada deste dia, foram disparados os primeiros tiros de uma guerra que acabaria com a derrota da Alemanha nazista de Hitler pelas forças aliadas no ano de 1945.

21- Tratados de Roma foram o marco inicial da União Europeia

A criação da Comunidade Econômica Europeia, em 25 de março de 1957, encerrava as seculares desavenças entre Alemanha e França, marcando o início da unificação dos países europeus.

22 – Ata Final de Helsinque iniciou cooperação político-econômica na Europa

Assinada por 35 países, a Ata Final de Helsinque selou o fim do processo da CSCE em defesa dos direitos humanos e de uma cooperação política e econômica na Europa.

23- Muro de Berlim caiu em 9 de novembro de 1989

Acelerada por um lapso de comunicação, a abertura da fronteira entre as Alemanhas foi primeiro passo declarado no sentido da Reunificação.

24- Tratado de Maastricht foi assinado em 7 de fevereiro de 1992

Assinado na holandesa Maastricht, o “Tratado sobre a União Europeia” foi o maior passo rumo a uma união política da Europa desde os Tratados de Roma do ano de 1957.

25- Moeda da Europa unificada começou a circular em 2002

Adoção do euro criou um dos maiores espaços econômicos mundiais com uma única moeda: da noite para o dia, 320 milhões de pessoas passaram a ter o mesmo dinheiro na carteira.

*Com informações do Deutsche Welle.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.