Escola Parque completa 60 anos no dia 21 de setembro

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro, que inclui a Escola Parque, completa 60 anos no dia 21 de setembro de 2010. Para comemorar o aniversário da instituição, criada em 1950, pelo educador Anísio Teixeira (1900-1971), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está organizando a “Semana Anisiana”.

Iniciada nesta sexta-feira (17) com uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador, a programação continua nos dias 20 e 21 deste mês, no teatro da Escola Parque, onde acontece um seminário com pesquisadores brasileiros sobre o tema ‘O pensamento anisiano e o impacto na educação hoje’.

A Escola também sediará, a partir do dia 24, a exposição de artes plásticas ‘Mestre na vida, mestre na arte’, seguida de apresentação da Orquestra do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia). Para o dia 27, no palco do Teatro Castro Alves, está agendada a apresentação do musical ‘Contando uma nova história’.

Educação Integral

Aproximadamente 3.900 estudantes do bairro da Liberdade e adjacências (Caixa D’Água, Pau Miúdo, Iapi e Pero Vaz) são atendidos nas unidades integradas ao Centro Educacional Carneiro Ribeiro. São as Escolas – Classe I, II, III e IV, o Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva e a Escola Estadual Professora Candolina.

Também integrante do grupo, a Escola Parque recebe alunos dessas unidades para um trabalho complementar e diferenciado, que concretiza o sonho da educação integral, de Anísio Teixeira. As práticas educativas do Centro se desenvolvem em dois períodos. Num turno, o estudante cumpre a matriz curricular em sua unidade escolar e, no outro, participa de atividades diversificadas na Escola Parque.

“As atividades são efetivadas por meio dos núcleos de Informação, Comunicação e Conhecimento; Pluralidade Artística; Pluralidade Esportiva; Artes Visuais; Jardinagem; Alimentação e Projetos Especiais”, explica o diretor do Centro, Gedean Ribeiro. Ele ressalta que a “Escola Parque dá ideia de diversão e alegria, sem esquecer de educação e vida, que estão atreladas à emoção, ao sentimento, às pessoas”.

Espaço prazeroso

Segundo o diretor, despertar nos educandos o prazer de estar na escola é imprescindível ao sucesso desse modelo de educação. “Como dizia Anísio Teixeira, a escola tem que ser nova. Não deve se mostrar como um espaço obrigatório e, sim, prazeroso”, lembra.

Para Adriana Leite, que estudou no Centro e hoje é assistente de coordenação do Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque, “esta escola tem o significado de mãe. Acolhe, alimenta, educa e ensina a viver lá fora. Tudo que os alunos aprendem na Escola Parque pode ser utilizado na vida pessoal e social”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]