Economia baiana registra crescimento de 10,4% no 2º trimestre de 2010

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A economia baiana registrou um crescimento de 10,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. O desempenho foi melhor que o nacional. Segundo o IBGE, o Brasil cresceu 8,8% no mesmo período. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (03/09/2010), pelo secretário do Planejamento do Estado, Antônio Valença, e o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, durante coletiva à imprensa, na sede da Seplan, no Centro Administrativo da Bahia.

Os dados mostram ainda que nos últimos 12 meses a economia do estado cresceu 7,1%, mesmo índice apresentado como previsão para o crescimento da Bahia em 2010. Segundo Valença, “fica claro o crescimento consistente, uma tendência que está sendo mantida. Estamos mais confiantes nas previsões futuras e com a expectativa de ao final deste ano alcançar crescimento de 7,1% do PIB”.

Entre os setores que mais contribuíram para o bom resultado estão a Indústria, com 12,2%, a Agropecuária (9,2%) e os Serviços (8,8%). Na Indústria, um dos destaques foi a Construção Civil, com incremento de 18,8%. Na Agropecuária, a produção de grãos no oeste do estado, que aumentou em 9%, com 6,5 milhões toneladas.

No setor de Serviços, que apesar de ter o menor índice entre os três grandes setores tem o maior peso na composição estrutural do PIB, com quase 64% do total do índice formado por este tipo de atividade, o destaque foi para o Transporte, com 14,6% de expansão.

Empregos

Entre as principais consequências do crescimento econômico registrado na Bahia está a ampliação do mercado de trabalho. A previsão é de que, com esse nível de expansão, o estado tenha um novo recorde no número de empregos formais este ano. “Em 2009, a Bahia teve 71 mil empregos criados. Este ano, o último resultado mostra que estamos na casa dos 70 mil empregos e, na nossa avaliação, é possível fechar o ano com 85 a 90 mil novas vagas na Bahia”, afirmou Geraldo Reis.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.