EBDA abre espaço para agricultores familiares durante 35ª Expofeira

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Artesanatos com argila, pinturas em tecidos, produtos de beleza fabricados com plantas nativas e comidas típicas são algumas das atividades apresentadas e comercializadas por agricultores familiares da região de Feira de Santana no Espaço do Agricultor Familiar, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), durante a 35º Exposição de Feira de Santana. O evento começou no dia 5 e prossegue até o próximo domingo (12/09/2010), no parque de exposições do município.

O objetivo do espaço, que ocupa uma área de 324 metros quadrados, é situar e facilitar a compreensão do agricultor quanto às tecnologias desenvolvidas para atender às suas necessidades no campo, e também servir de referência para apresentação de produtos fabricados nas comunidades, tribos indígenas e assentamentos.

De acordo com a fabricante e comerciante de produtos de beleza, Linda Amaral, do assentamento de Bela Vista, município de Santo Amaro, seu rendimento chega R$ 1 mil por mês, porém, em menos de uma semana, expondo seus produtos no Espaço do Agricultor Familiar, esse valor já foi superado.

O agricultor familiar do povoado de Matinha (Feira de Santana), José Lino, gostou do curso de artesanato em argila e a facilidade de construção de equipamentos para sucção de água de poços e cisternas, a exemplo da bomba- rosário, que utiliza roda de bicicleta e barbante para o seu funcionamento.

Além do local reservado para comercialização, o espaço conta com uma área para demonstração de alternativas alimentares para animal e de convivência com a seca, canteiros com tecnologias para culturas diversas como irrigação de horta doméstica, e uma área com baias, onde são mostrados animais de tração, caprinos, ovinos e um galinheiro demonstrando a criação de galinha caipira. Técnicos da EBDA estão de plantão permanente na feira para dar informações e esclarecer dúvidas.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.