É festa no Gantuá

A beleza do mundo, hein?

— Tá no Gantuá.

E a mão doçura, hein?
— Tá no Gantuá.

O Templo do Gantois neste mês de setembro dá prosseguimento ao calendário litúrgico, iniciando com as Águas de Oxalá, (Àwon Omi Òsàlá) seguindo em outubro e finalizando em novembro com as festividades para os Orixás, cumprindo, assim, as celebrações religiosas da Casa.

As Águas de Oxalá aconteceram de 23 para 24 de setembro, com o ritual de carregar a água e com a benção, e a Festa do Pilão de Oxaguian (Pilão de Òságiyán)  acontece no domingo, 26 de setembro, e é a celebração para o Orixá de Mãe Carmen (Oxaguian).

Sobre Juarez Duarte Bomfim 741 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]