DESENBAHIA incentiva pequenos e micro empresários a obter financiamento

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Para incentivar a obtenção de financiamentos por pequenos e micro empresários, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) assinou convênio com Associações Comerciais, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicatos do Comércio do interior da Bahia. O objetivo é oferecer aos empresários locais, informações úteis para ajudá-los no desenvolvimento de suas atividades por intermédio do crédito a juros acessíveis.

Por meio dos recursos disponibilizados pela Desenbahia, os empresários podem contratar novos funcionários, comprar equipamentos e investir em tecnologia. Entre as linhas de crédito mais procuradas pelos empresários do interior baiano estão Prodese (indústria, comércio e serviço), CrediFácil Grio, Proago e Protáxi.

De acordo com o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, a agência de fomento é um dos principais agentes da oferta de crédito ao setor produtivo na Bahia. Ele explicou que de janeiro a julho de 2010 já foram aprovados R$ 77,6 milhões para empreendedores no interior. Somente no ano passado, 36.254 postos de trabalho diretos foram gerados e mantidos a partir da implantação de investimentos financiados pela Desenbahia.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bom Jesus da Lapa, Maria Betânia Bastos, aprovou a iniciativa de ampliação do crédito para as cidades do interior. “Os comerciantes do Bom Jesus da Lapa precisavam deste apoio. O município está sempre em expansão, por isso, precisamos cada vez mais do desenvolvimento do comércio, das redes de hoteleira e de restaurantes para acompanhar o crescimento da cidade”.

Outra maneira que a Agência de Fomento encontrou para garantir a interiorização do crédito foi a implantação das Gerências de negócios, que atuam em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Financiamento online

Os empresários contam, desde maio de 2008, com o sistema de solicitação de financiamento (SSF) pela internet. Em 2009, os pedidos online representaram 15% do total de cartas consultas. O crédito para capital de giro é o mais procurado e o valor médio das solicitações é de R$ 130 mil. Com a entrega dos documentos é feita a qualificação cadastral – o enquadramento de acordo com as normas operacionais, seguido de uma análise técnica do investimento. Só após a aprovação e posterior assinatura do contrato acontece a liberação do recurso.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113500 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]