Cresce apoio a manifesto pela liberdade de imprensa no Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O “Manifesto em defesa da democracia e da liberdade de imprensa”, lançado na semana passada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), reunia mais de 45 mil assinaturas até a manhã de segunda-feira, 27 de setembro, segundo o site que divulga o documento e recebe adesões.

Endossam o manifesto importantes juristas, cientistas políticos, historiadores, embaixadores, membros da classe artística e outras personalidades. Entre eles, os juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.; o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns; o ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso; o ex-ministro Pedro Malan; e o poeta Ferreira Gullar, observam O Globo e O Estado de S. Paulo.

O protesto é uma reação às críticas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa, e ao “ato contra o golpismo midiático” feito na semana passada na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com a participação de centrais sindicais e movimentos sociais – que por sua vez questionaram denúncias recentes feitas pela imprensa envolvendo a Casa Civil da Presidência.

Os principais meios de comunicação brasileiros também estão respondendo às críticas do presidente com uma série matérias, artigos de opinião e editoriais. “A liberdade de expressão sob ataque” é a capa da revista Veja desta semana. No domingo, 26 de setembro, a Folha de S. Paulo publicou excepcionalmente, na primeira página, um editorial intitulado “Todo poder tem limite”. A discussão ocorre a uma semana das eleições de 3 de outubro, quando os brasileiros votarão para presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

*Com informação do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]