CrediBahia atende aos empreendedores do município de Gavião

Jornal Grande Bahia compromisso em informar
Jornal Grande Bahia compromisso em informar

Um posto destinado a atender aos pequenos empreendedores que já desenvolvem atividades nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços foi entregue pelo CrediBahia, nesta terça-feira (28/09/2010), ao município de Gavião, integrante da bacia do Rio Jacuípe, distante 242 quilômetros de Salvador.

Com a abertura na nova unidade, que funciona na Rua Irmã Dulce, s/n, no prédio da Secretaria de Agricultura do município, já são 181 unidades em funcionamento em todo o estado, sendo que, neste ano, foram abertos 12 novos postos. No Território de Identidade Bacia do Jacuípe, existem postos nas cidades de Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe e Várzea da Roça.

O programa de microcrédito, implantado pelo Governo do Estado em parceria com a Desenbahia, Sebrae e prefeituras, financia investimentos fixos para aquisição de equipamentos novos ou usados, conserto de máquinas; reforma ou ampliação de instalações físicas, capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas, investimentos mistos com capital de giro associado.

As principais vantagens do CrediBahia são os juros baixos – de 1,8%, podendo chegar 1,5% se o empréstimo for pago sem atraso -, com renovação rápida. O cliente tem ainda a possibilidade de aumento de valor, de acordo com as suas necessidades e conforme a capacidade de pagamento do empreendimento.

A Agência de Fomento trabalha com dois pisos. No primeiro são 181 postos em 180 municípios e, de 2002 até agosto deste ano, já foram liberados 66 mil contratos. O valor total financiado atinge R$ 92 milhões. No segundo piso – atuando por meio de outras instituições – o CrediBahia está presente em 31 municípios, destinando recursos para instituições operadoras de microcrédito, entre Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), cooperativas e bancos populares. Em cada uma, o empréstimo tem sua denominação própria com suas condições específicas e diferenciadas.

Com mais capital, as instituições se fortalecem para ampliar suas atividades e garantir expansão do microcrédito na Bahia. Atualmente, sete instituições operadoras de microcrédito recebem recursos da Desenbahia, entre elas, o Banco do Povo de Vitória da Conquista, o Banco do Povo de Itabuna, e as Cooperativas de Crédito de Serrinha e do Vale do Itapiciru.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]