Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 08 de setembro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Credenciais diplomáticas

O Embaixador da Republica do Benin no Brasil Dr. Isidore Monsi veio de Brasília especialmente para entregar as credenciais de Consul Honorário da Republica do Benin na Bahia ao Dr. Marcelo Sacramento de Araujo , em cerimônia solene realizada na noite de segunda-feira (23/09/2010) na Associação Comercial da Bahia.Sentaram -se na mesa principal   Eduardo Castro, presidente da ACB ,o senador Cesar Borges, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, representando o governador Jaques Wagner, Leandro Leal, representando o prefeito João Henrique Carneiro,Claudelino Miranda representado o vice-prefeito Edvaldo Brito , entre outras autoridades. Após a solenidade foi servido um coquetel onde marcaram presença entre outros  o Consul da França , do Uruguai, da Finlandia , da Grecia, da Grã Bretanha , representantes do movimentos de cultura negra e afro da Bahia, autoridades civis, políticos e figuras de destaque da sociedade baiana.

Socialite 

Tudo foi tudo muito informal, a Roberta Sá   super simpática e receptiva com todos. Ela fez compras, ganhou de presente um colar bordado de pedrarias e ficou encantada com os lançamentos estampados para o verão Martha Paiva – peças únicas que Sabrina trouxe de suas viagens a Paris e Milão, além de seus estilistas preferidos, como André Lima, Reinaldo Lourenço e Glória Coelho. Durante o evento em Salvador, Roberta vestiu um floral print marmorizado (que é o must-have da próxima estação) e bateu altos papos com a filha de Sabrina, Carol Furtado, que fez a ela várias perguntas sobre o universo da moda, da música e dos caminhos que a mesma pretende seguir daqui a alguns anos. Em seguida, mãe e filha lhe ofereceram flores, que fez Roberta ficar emocionadíssima…

 Na cidade

O secretário da Agricultura Eduardo Salles esteve em Feira de Santana para um compromisso oficial e ressaltou a importância do Semiárido baiano, ao segmento familiar e à comercialização da sua produção no estado. Segundo Salles, a Bahia tem o maior número de agricultores familiares do país, com 665 mil famílias, que corresponde a 15% do total, onde cerca de 70% da área agrícola do estado está dentro do semiáriodo. O secretário falou ainda dos inúmeros avanços, no que se refere à emissão de Declarações de Aptidão (Daps), no sistema Off line, assegurando o acesso dos pequenos produtores aos programas estaduais e federais; o esforço para a anistia e renegociação de dívidas agrícolas, o trabalho de reestruturação da EBDA, entre outros.

Explicações da R. Carvalho

“A construtora R.Carvalho atua em diversos municípios baianos a até mesmo em outros estados. Somente em Feira de Santana, está executando 12 empreendimentos e já conta, apenas no municio de Feira, com 5.000 colaboradores. Nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, aproximadamente 50 colaboradores que trabalham no empreendimento Viva Mais, em construção no bairro Pampalona, sentiram um mal estar logo no início da jornada de trabalho.

Uma junta médica foi imediatamente acionada para avaliar o caso e exames clínicos e biológicos já estão sendo realizados pela equipe a fim de diagnosticar as possíveis causas do incidente, além de verificar se esse mal estar tem relação com a alimentação fornecida pela R.Carvalho.

Vale salientar, que a alimentação oferecida aos nossos colaboradores nesta obra é preparada por uma única empresa terceirizada: A Delícias da Terra. Em nenhum outro canteiro de obras houve registro de incidente, ou relatos de mal estar entre os colaboradores, inclusive em outras obras nas quais a alimentação é feita pelo mesmo fornecedor. Técnicos da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Feira de Santana estiveram na empresa, Delicias da Terra, para efetuar uma vistoria nas dependências e nada de irregular foi encontrado. Ademais, informamos que a R.Carvalho dará todo o suporte necessário aos seus colaboradores, e assim que a causa do incidente for descoberta, a construtora emitirá uma nota posterior”. Recado, dado.

Casos de AIDS

Em Feira de Santana, desde que foram registrados os primeiros casos de AIDS, na década de 1980, até 9 de agosto de 2010, o Centro de Referência cadastrou 1058 pacientes; destes 824 são heterossexuais, 125 homossexuais e 67 bissexuais. Do total, 997 foram contaminadas com o vírus HIV por transarem sem preservativo, segundo informações do coordenador geral da instituição, Valterney de Oliveira . A faixa etária de maior incidência é entre 20 e 59 anos, com 961 casos registrados.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3071 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]