Conservação da agrobiodiversidade para agricultores é tema de curso na Embrapa, em Cruz das Almas

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Estão abertas até 1º de outubro de 2010 as inscrições para o curso “Conservando a agrobiodiversidade junto aos agricultores” que a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, realiza, de 4 a 8 de outubro em Cruz das Almas, Bahia. Existem 20 vagas disponíveis para pesquisadores, agricultores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A conservação da agrobiodiversidade junto aos agricultores, também conhecida por conservação on farm, é uma estratégia utilizada por populações tradicionais que, apesar de antiga, apenas recentemente foi reconhecida pela comunidade científica. “A maioria absoluta dos recursos genéticos do mundo permanece com as populações tradicionais, que continuam a conservá-los e melhorá-los, como sempre fizeram. Por isso, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), reconheceram a sua importância, buscando mecanismos para apoia-los”, explica Patricia Goulart Bustamante, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) que vai ministrar o curso.

O treinamento está sob a coordenação da pesquisadora Fernanda Vidigal Duarte Souza (Embrapa) e da professora Maria Angélica Pereira Carvalho Costa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Será ministrado também como parte da disciplina Tópicos Especiais de Recursos Genéticos Vegetais, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (Embrapa/UFRB).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]