Compras de dólares pelo BC no mercado à vista estão em US$ 815 milhões este mês e Mantega avisa que não permitirá sobrevalorização do real

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

As compras de dólares pelo Banco Central (BC) no mercado à vista elevaram as reservas internacionais em US$ 815 milhões, neste mês até o dia (10/09/2010), segundo dados divulgados hoje (15).

Desde quarta-feira (8) da semana passada, o BC tem realizado dois leilões por dia de compra de dólares para tentar conter a queda da cotação da moeda. O BC não realizava operação dupla em um único dia desde maio deste ano.

A cotação do dólar tem sido influenciada pela proximidade da capitalização da Petrobras e de outras empresas.

Sobrevalorização do real

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que o governo está atento à movimentação dos demais países na área cambial e vai atuar para não deixar que haja uma valorização ainda maior do real. A cotação do real frente ao dólar atingiu, esta semana, o menor nível desde novembro do ano passado.

Mantega avaliou que está ocorrendo uma “operação orquestrada” nas economias asiáticas para a desvalorização das moedas. O mesmo estaria ocorrendo, segundo o ministro, em relação aos Estados Unidos e à Europa, que “têm uma estratégia para sair da crise com exportação”.

O ministro afirmou que o Brasil “não vai ficar assistindo a este jogo”, onde o país que consegue desvalorizar sua moeda consegue obter vantagens comerciais e ampliar a capacidade de competir num mercado global. O ministro só não disse como pretende impedir que o dólar continue caindo aqui no Brasil ante o real. No Brasil, a política cambial está baseada na livre flutuação das moedas.

Na avaliação de Guido Mantega, os brasileiros têm demonstrado grande habilidade para transformar dificuldades em oportunidades. “A última crise mostrou como podemos fazer isso. O Brasil saiu fortalecido da crise porque soube aproveitar as oportunidades”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111132 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]