Centro Knight publica mapa da censura eleitoral no Brasil

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas organizou um mapa da censura aos meios de comunicação no Brasil no período que antecede as eleições de 3 de outubro  de 2010para presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

O mapa identifica uma série de decisões judiciais, artigos da legislação e atos de instituições governamentais que restringem a cobertura do processo eleitoral. A censura afeta jornalistas, publicações impressas, TVs, rádios, sites e blogs de notícias. São multas, ordens para retirada de textos da internet, proibição da publicação de nomes e denúncias envolvendo alguns candidatos (caracterizando censura prévia) e até o confisco de publicações impressas. Se você tem conhecimento de outros casos, entre em contato conosco pelo [email protected]

Muitas decisões confundem informação jornalística e opinião com propaganda eleitoral, enquanto outras restringem a circulação de dados de interesse público para proteger a honra e a imagem de candidatos. Essas restrições à liberdade de expressão ocorrem num momento em que a livre circulação de ideias e informações é crucial para que a população possa escolher seus representantes de forma consciente.

O mapa foi organizado pela jornalista Maíra Magro, seguindo uma iniciativa criada pelo jornalista brasileiro Marcelo Soares, que reuniu casos de censura nas eleições de 2008 em um mapa exclusivo para o blog do Centro Knight. As informações são atualizadas sempre que surgem novos casos, localizados no noticiário e através de pesquisa nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais. Para mais informações, leia esta notícia do Centro Knight.

Visualizar Mapa da Censura Eleitoral em um mapa maior

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111170 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]