CEEP inicia ciclo gratuito de palestras sobre música nesta sexta-feira

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (Ceep), que funciona no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, inicia, nesta sexta-feira (03/09/2010), às 17h, um ciclo de palestras, gratuitas, sobre música, dentro da proposta de contribuir para o aprimoramento técnico dos estudantes e promover momentos de reflexão.

O professor de Percepção e Estética Musical do Ceep e idealizador do projeto, Raimundo Magalhães, explica que os músicos e instrumentistas geralmente têm dificuldade em memorizar as partituras. Muitos até ficam reféns delas. Durante sua palestra sobre ‘Recursos Técnicos para Memorização do Texto Musical’, ele apresentará alguns estudos que podem contribuir para que os expectadores possam resolver essa dificuldade. “Sem a partitura, o músico fica mais solto, mais fácil de fazer movimentos, por isso, precisa se libertar da partitura e aprender a captar elementos e memorização”.

O Ceep em Artes e Design é um dos oito centros estaduais e 27 territoriais criados com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia para oferecer formação e qualificação profissional aos jovens e trabalhadores baianos por meio dos cursos técnicos de nível médio. O centro substituiu o antigo Centro de Educação Profissional Pracatum.

A mudança não foi apenas de nomenclatura. Novos cursos são oferecidos com eixos tecnológicos que atendam às demandas socioeconômicas e ambientais voltados à qualificação da mão de obra local e territorial. O Ceep em Artes e Design oferece os cursos técnicos de nível médio em Documentação Musical, Flauta Transversal, Flauta Doce, Contrabaixo, Bateria, Percussão, Saxofone, Regência e Artes Visuais.

Próximas palestras

Setembro
Dia 24- A Trajetória Psicológica do Intérprete
Outubro
Dia 15 – A Técnica da Abordagem Ativa Utilizando uma Experiência Sonora
Novembro
Dia 5 – Identificação dos Processos Cognitivos na Performance Musical
Dia 26 – Considerações sobre a Técnica Pianística

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]