Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de setembro de 2010

Vista do centro da cidade de Jaguarari
Vista do centro da cidade de Jaguarari.
Vista do centro da cidade de Jaguarari
Vista do centro da cidade de Jaguarari.

CCLB com nova direção 

Eleito por aclamação em assembléia geral, tomou posse na presidência da CCLB – Cooperativa Central de Leite da Bahia, em Feira de Santana,  o criador de gado leiteiro Gianpiero  Di Credico, que substitui assim o também pecuarista Almir Miranda. Como primeiras providencias, o novo dirigente da instituição manteve contatos com autoridades estaduais  com vista a reativar o sistema leiteiro da Bahia, através do cooperativismo e tentar diminuir o déficit do produto no estado. Segundo consta com o apoio do governo estadual, está sendo criado a Cocaaf, Cooperativa Central de Alimentos de Agricultura Familiar da Bahia, que está surgindo para intensificar a inclusão do produtor agrícola a começar pelo leite e que será a fonte produtora que terá a CCLBB na ponta dos serviços. Esta nova Cooperativa tem na presidência Lelivaldo Pacheco Lopes, de Capela de Alto Alegre e na tesouraria  Nereida Segala Coelho, de Pintadas.

Residência Universitária 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) inaugurou ontem, (13/09/2010),  a ampliação da residência universitária. Com as novas instalações, o número de vagas passa de 96 para 156, incluindo quatro para portadores de necessidades especiais, com instalações adaptadas com sanitários, banheiros e equipamentos de acessibilidade. A obra foi financiada com recursos de emendas parlamentares federais da ordem de R$ 1,25 milhão. A Universidade, além da contrapartida prevista em lei, de 10%, investiu, com recursos próprios, na construção e ampliação de salas de estudos, de informática e outros ambientes de convivência.    O reitor em exercício, Washington Almeida Moura, afirmou que a ampliação da residência integra a política de ações afirmativas da Uefs, no que diz respeito ao apoio à permanência dos estudantes.

Festival do SESI 

Salvador recebeu os trabalhadores da indústria de todo o Estado para a grande final do Festival SESI Música – Etapa Estadual, que ocorreu domingo. O palco foi o Teatro do Irdeb, quando os 20 finalistas de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Jaguarari e Itapetinga mostraram seu talento musical em duas categorias: interpretação (músicas já gravadas e editadas) e composição/interpretação de músicas inéditas.

A coordenadora do Festival e gerente do Teatro do Sesi, Maria Angélica Ribeiro dos Santos, destacou que neste ano houve recorde de inscritos: “Foram mais de 100 participantes de diferentes regiões do Estado. Além disso, a qualidade das composições surpreendeu a comissão julgadora na primeira fase. Teremos, certamente, um bom representante para a etapa final.” A direção musical do show ficou por conta de Luciano Silva e a direção artística de João Lima. O cantor Alexandre Leão foi o convidado especial do evento.

Aliança 

A Aliança de Advocacia Empresarial (ALAE), é uma associação de escritórios de advocacia com atuação na área do direito empresarial, que congrega grandes Escritórios de Advocacia das maiores cidades do Brasil, e também de países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Paraguai. Presidida pelo advogado baiano Marcelo Nogueira Reis, sócio do escritório soteropolitano Nogueira Reis Advogados, a aliança atende a empresas e a corporações nacionais e internacionais, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e ética na prestação de serviços jurídicos.

Portobello

Capitaneado pelo empresário Cícero Sena, o Grupo Portobello , segue sua trilha de sucessos comerciais. O Hotel Portobello Ondina Praia em Salvador, agora sob a gerencia geral de Dary Rigueira,  profissional com larga experiência no ramo,  desponta como um dos hotéis mais procurados do trade turístico de Salvador. Sua excelência na prestação de serviços na arte de bem receber, suas instalações, sua localização e acima de tudo sua credibilidade, são condições imprescindíveis para o grande sucesso que vem obtendo no turismo de Salvador.

Mulheres 

Como as mulheres brasileiras e americanas conquistaram o direito ao voto é o tema do debate que reunirá o Prof. Dr. Ubiratan de Castro Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/Secult, e Mark Pannell, o Cônsul para Diplomacia no Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. O evento será realizado no dia 24 de setembro, às 10h30, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, em SSA. O encontro, mediado pelo historiador Paulo de Jesus, é resultado da parceria entre o Consulado dos Estados Unidos e a Fundação Pedro Calmon/Secult.O debate impulsiona uma importante discussão sobre o papel da mulher na política, suas conquistas e desafios; principalmente, no período de eleições 2010, no Brasil.

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3031 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]