Castro Alves é tema de evento na Academia Baiana de Letras

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural (PPgLDC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Academia Baiana de Letras (ABL), realizam, nestas quarta e quinta-feira (22 a 24/09/2010), na sede da ALB em Salvador, o Curso Castro Alves 2010 e o V Colóquio de Literatura Baiana. Os eventos constarão da apresentação de estudos, artigos e ensaios sobre questões, temas, autores e obras da literatura produzida na Bahia, em mesas-redondas e sessões de comunicações.

Segundo Aleilton Fonseca, coordenador do PPgLDC, a Academia realiza o Curso Castro Alves há 30 anos e, a partir de 2006, o evento tornou-se um grande encontro, incorporando o Colóquio de Literatura Baiana, da Uefs e a apresentação de estudos realizados nas diversas universidades baianas. “Este ano há 25 pessoas da Uefs envolvidas, entre alunos e coordenadores”, destaca.

Fonseca acrescenta que o evento pretende “ampliar o diálogo da Academia com a comunidade universitária baiana, sobretudo com os cursos de Letras e afins, além de estimular a recepção crítica atual da obra de Castro Alves, contribuindo para sua permanência no panorama da cultura baiana e brasileira”. Para o professor, “é importante que se destaquem e se divulguem os temas, o lirismo, a linguagem e as significações da poesia desse autor no contexto sociocultural de sua época”.

Os trabalhos apresentados durante o Colóquio serão reunidos em dois volumes e publicados pela ABL. “Esta é uma das formas mais claras e eficientes de a Academia de Letras da Bahia contribuir com a leitura e a pesquisa, fomentando e realizando a divulgação dos trabalhos produzidos nas universidades sobre os nossos autores consagrados e, sobretudo, os contemporâneos”, completa o professor Aleilton.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]