
Um grupo de 64 juristas lançou esta semana uma Carta ao Povo Brasileiro, que defende o direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criticar os principais meios de comunicação do país pela cobertura do período eleitoral, noticiam o Consultor Jurídico e O Globo. .
“É lamentável que se queira negar ao presidente da República o direito de, como cidadão, opinar, apoiar, manifestar-se sobre as próximas eleições. O direito de expressão é sagrado para todos – imprensa, oposição, e qualquer cidadão”, dizem os signatários (leia a carta na íntegra, em PDF, no site do Conjur).
Assinam a carta professores, advogados, procuradores e ex-integrantes do Executivo, entre eles o ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos, o presidente da seção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o professor emérito da USP Dalmo de Abreu Dallari e o constitucionalista Celso Antonio Bandeira de Mello.
O documento é uma resposta ao “Manifesto pela democracia”, no qual um outro grupo de juristas e personalidades critica as manifestações de Lula sobre a cobertura eleitoral. Em comício no dia 18 de setembro, o presidente acusou a imprensa de fazer uma cobertura pró-Serra (PSDB), em detrimento da candidata do governo, Dilma Rousseff (PT).
Leia +
Juristas de todo o país, que não aceitam seu nome vinculado à interesses escusos, escrevem: Carta ao povo brasileiro
*Com informação do Centro Knight | Maira Magro