Campanha educativa na Semana de Trânsito em Feira distribui material informativo. Leia esta e outras notícias da PMFS

Campanha educativa na Semana de Trânsito em Feira distribui material informativo.
Campanha educativa na Semana de Trânsito em Feira distribui material informativo.

Distribuição de material informativo e blitze educativas fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Feira de Santana, que tem como tema “Cinto de Segurança e Dispositivo de Retenção Para Crianças Menores de 10 Anos”. A campanha será promovida entre segunda-feira (20/09/2010) e sexta-feira (24).

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, o intuito da campanha deste ano é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados no trânsito, entre eles, o uso do cinto de segurança em criança.

A solenidade de abertura da Semana do Trãnsito será na segunda-feira, às 16h30, na praça João Barbosa de Araújo (a praça do Fórum) com a apresentação da Banda da Polícia Militar.

Durante a semana, estarão montados na praça João Barbosa estandes com banners informativos, teatro de bonecos com abordagem à segurança no trânsito, distribuição de material informativo sobre uso correto da cadeirinha, bebê conforto e assento de elevação nos veículos.

Nesse mesmo espaço, serão realizadas blitze de caráter educativo, com equipe caracterizada que distribuirão materiais informativos e sacos de lixo para automóveis. Essas acontecerão na terça-feira (21) das 9 às 11 horas, no cruzamento entre a avenida Senhor dos Passos e avenida Getúlio Vargas, próximo ao Paço Municipal Maria Quitéria.

A blitz continua na quarta-feira (22) no mesmo horário, desta vez no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, próximo ao Emec, e à tarde, das 15 às 17 horas, no cruzamento entre a rua Monsenhor Mário Pessoa e a avenida Senhor dos Passos. Na quinta-feira (23), das 15 às 17 horas, haverá blitz no cruzamento entre a avenida Getúlio Vargas com e a rua J. J. Seabra.

Ordem do Mérito entregue

Indicados aprovados pelo conselho

A admissão na Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana de 69 personalidades feirenses que se destacam nas mais diversas áreas de atuação, na noite de sexta-feira (17), marcou o início das comemorações pelos 177 anos de emancipação política de Feira de Santana. A solenidade, presidida pelo grão-mestre da Ordem, o prefeito Tarcízio Pimenta, contou com a participação de centenas de convidados, lotando o Zilla’s Espaço para Eventos, no bairro Capuchinhos.

Além do grão-mestre, também estiveram compondo a mesa de honra da solenidade o chanceler, procurador-geral Carlos Lucena, e os secretários de Comunicação Social Edson Borges, de Governo Geraldo Sampaio, de Administração João Marinho Gomes Júnior, e da Fazenda Walter Gonçalves. Ainda presentes durante o evento o vice-prefeito Paulo Aquino e o presidente da Câmara Municipal Antônio Carlos Passos Ataíde.

A Ordem Municipal do Mérito é voltada para galardoar cidadãos merecedores do reconhecimento do Governo Municipal, premiando os valores individuais de cada pessoa pelas contribuições para o desenvolvimento e engrandecimento de Feira de Santana. O ingresso se dá por três classes: grande comendador, comendador e oficial, desde que os nomes dos indicados sejam aprovados pelo conselho.

A entrega da comenda ocorreu na véspera dos festejos pelo Dia da Cidade, que é comemorado neste sábado (18). Dentre os homenageados, destaque para João da Costa Falcão, representado por José da Costa Falcão, que recebeu a honraria de grande comendador. Também três personagens foram promovidos do grau de Oficial para o grau de comendador e outros 24 admitidos na ordem como comendador, além de 32 oficiais.

Os destaques para as promoções de oficial para comendador para os secretários Magno Felzemburg (Desenvolvimento Econômico) e Rafael Pinto (Saúde); além da admissão na ordem do diretor de Educação da Microsoft no Brasil, Emílio Munaro, dos vereadores Getúlio Barbosa e Eremita Mota, secretário de Transportes e Trânsito Flailton Frankles, secretário de Habitação e Regularização Fundiária Gilberto Rui Rocha, secretário de Prevenção à Violência Mizael Freitas de Santana e dos funcionários públicos municipais Gilbert Lucas e Jorge Cazumbá, e também o superintendente municipal de Trânsito Vanderval Menezes.

A Semana do Trânsito se encerra na sexta-feira, às 17 horas. Também são parceiras do projeto educacional o Samu, Sest/Senat, 3ª Ciretran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupo de CFC´S do município e faculdades.

Coreto terá pintura restaurada

Coreto fica localizado na Catedral Metropolitana

Um símbolo importante na história de Feira de Santana vai passar por intervenção neste sábado (18), dia em que a cidade comemora 177 anos de emancipação política. O coreto da Catedral Metropolitana, na Praça Monsenhor Renato Galvão, terá a pintura restaurada através do projeto Tudo de Cor pra Você, realizado pela empresa Tintas Coral em parceria com a Cerqueira Gonçalves.

A administração e párocos da Catedral Metropolitana ressaltam a importância do símbolo para a cidade. “Era no coreto da Matriz que aconteciam as grandes festas e celebrações cantais. Devido a grande relevância, foi tombado e é considerado patrimônio histórico da Bahia”, lembra o sacristão da Catedral, Raimundo Alves Carneiro.

Para Dilza Duque Moliterno, paroquiana há mais de 40 anos, o coreto representa um dos berços de Feira de Santana. “Toda essa área servia de estrada de boiada, sendo utilizada por tropeiros de vários estados, que tinham como destino a cidade de Cachoeira, de onde transportavam as mercadorias para a capital”, destaca.

Planetário no Rede Bahia Revista

Programa sobre equipamento tem exibição neste domingo

O Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo é tema do programa “Rede Bahia Revista”, da Rede Bahia de Televisão, com transmissão neste domingo (19), após o “Hipertensão”.

O equipamento municipal é o sétimo do mundo e primeiro da América do Sul e proporciona a possibilidade de ver as estrelas, o cosmos e as galáxias. “É do mundo do conhecimento”, como afirma César Orrico, diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

O programa é apresentado pelos jornalistas Acácia Lirya e Dalton Soares. A Rede Bahia de Televisão conta com seis afiliadas da Rede Globo: TV Bahia em Salvador, TV Subaé em Feira de Santana, TV Oeste em Barreiras, TV Santa Cruz em Itabuna, TV São Francisco em Juazeiro, e TV Sudoeste em Vitória da Conquista, levando informação e entretenimento a 100% do Estado da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.