Brasileiros de Nova York americanizam Lavagem do Bonfim

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Este final de semana é de festas na cidade. A comunidade brasileira, além de comemorar a proclamação da independência, fez sua Lavagem do Bonfim na Rua 46. Milhares de pessoas participaram do evento, entrando em contato com uma das cerimônias mais simbólicas e populares da nossa cultura.

As baianas, vestidas a rigor, invadiram literalmente uma das áreas mais movimentadas de Manhattan. A Rua 46, conhecida como Little Brasil, está nas proximidades da Times Square e é ali que acontece todo ano a Lavagem da 46 – um evento que faz referência à Lavagem do Bonfim na Bahia, com direito a jarras de água perfumada que espalham as boas energias e celebram a purificação. “Não teríamos como fazer um evento religioso, pois isolaríamos várias camadas sociais. Então, isolei essa parte da religião e levei no sentido da unificação”, explica a coordenora da Lavagem, Silvana Magda.

Celebração e celebridades

Nesta terceira edição do evento, a convidada especial foi a cantora baiana Margareth Menezes. A festa continua neste domingo, quando mais de um milhão de pessoas devem se reunir na Sexta Avenida, no 26° Brazilian Day.

Entre as atrações estão os sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, o Dj Malboro e Carlnhos Brown. Há rumores de que Ivete Sangalo possa fazer um show-surpresa no evento, já que a baiana está na cidade para gravar um DVD. Ivete faz show neste sábado à noite no Madison Square Garden, um dos palcos mais badalados do mundo, onde se apresenta com lotação esgotada, com mais de 15 mil ingressos vendidos.

*Com informação de Cleide Klock, correspondente da RFI em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]