
Exibição de André François mostra os desafios da saúde no Brasil e a relação paciente-médico; exibição já foi feita no Haiti e no Camboja.
O fotógrafo brasileiro, André François, está expondo seus trabalhos na 63ª Conferência Conjunta do Departamento de Informação Pública da ONU e de Organizações Não-Governamentais.
O evento que ocorre em Melbourne, na Austrália, debate o papel da saúde global para o cumprimento das Metas do Milênio, um plano de ação que pretende erradicar ou reduzir males sociais até 2015.
Desafios
Na exposição com fotos em preto e branco, François retrata os desafios do acesso à saúde em vários estados brasileiros incluindo populações ribeirinhas, na Amazônia.
André Lima, representante da organização da sociedade civil ImageMagica, que é presidida pelo fotógrafo, falou à Rádio ONU, de Melbourne, sobre a mensagem por trás da obra de François.
Trabalho Global
“O objetivo é promover a saúde. Promover informações sobre o panorama da saúde no Brasil. E agora, começamos um trabalho global. Fomos ao Haiti, Camboja e trabalhamos com a comunidade dos Inuits no Canadá com o mesmo objetivo: documentar como essas pessoas têm acesso à saúde e transmitir essas informações para outras pessoas”, contou.
Numa mensagem de vídeo, na abertura da conferência, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as saúdes materna e infantil são as que tiveram menos progresso nas Metas do Milênio.
Impacto
Ele lembrou que medidas simples podem ter um grande impacto para evitar essas mortes e descreveu a parceria entre governos, ONGs e setor privado como chave para se alcançar a redução.
Mais de 1,4 mil pessoas de 70 países participam da conferência na Austrália, que deve terminar nesta quarta-feira.
*Com iinformação da Rádio ONU em Nova York