Brasil será uma voz lusófona no Conselho de Segurança, afirma o Primeiro-ministro de Portuga

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Primeiro-ministro de Portugal defendeu um assento permanente para o Brasil durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

Portugal voltou a defender, neste sábado, a reforma do Conselho de Segurança com assento permanente para o Brasil, para a Índia e uma nação africana.

A afirmação foi feita durante o discurso do primeiro-ministro português, José Sócrates, nos debates anuais da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Representatividade

Em entrevista à Rádio ONU, depois do discurso, Sócrates disse que, com um assento permanente no Conselho de Segurança, o Brasil representaria não só o mundo em desenvolvimento, mas também uma voz para todos os países de língua portuguesa.

“O Brasil é uma potência econômica, uma potência política e o Conselho de Segurança ganharia muito, em termos de melhorar a sua representatividade, se tiver o Brasil. E o Brasil terá ali também uma representação que vem um pouco além do Brasil, é verdade. O país representará ali também uma comunidade lusófona, tenho a certeza, porque essa diversificação no Conselho de Segurança é fundamental para que as Nações Unidas sejam mais representativas”, afirmou.

O Brasil ocupa, atualmente, um assento rotativo no Conselho. O órgão tem 15 países membros e cinco permanentes: China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]