Brasil pede mudanças na operação do Conselho de Segurança

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Segundo o país, órgão deve receber nações em desenvolvimento e ‘encontros a portas fechadas’ de membros permanentes têm de acabar.

O Brasil pediu, nesta quinta-feira, nas Nações Unidas, uma reforma abrangente do Conselho de Segurança que inclua os membros permanentes do órgão.

A declaração foi feita durante o discurso do chanceler Celso Amorim em Nova York.

Métodos de Trabalho

“O Conselho de Segurança deve ser reformado de modo a incluir maior participação de países em desenvolvimento inclusive entre seus membros permanentes. Não é possível continuar com métodos de trabalho pouco transparentes que permitam aos membros permanentes discutirem, a portas fechadas, e pelo tempo que desejarem assuntos que interessam a toda humanidade.

O Brasil tem procurado corresponder ao que se espera de um membro do Conselho de Segurança, mesmo não-permanente, que é contribuir para a paz”, disse.

Em seu discurso, o chanceler brasileiro disse que “o mundo não pode mais permitir um novo conflito como o do Iraque, e que o uso da força não resolve problemas.”

O discurso do Brasil foi o primeiro numa série anual de debates de líderes internacionais na Assembleia Geral. O evento termina no próximo dia 29.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.*

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário