Brasil e Argentina querem fortalecer produção de autopeças

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e a ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, afirmaram hoje (09/09/2010) que há interesse dos dois países em aumentar a produção de autopeças.

Durante entrevista coletiva pouco antes da abertura do seminário internacional Integração Produtiva no Mercosul – Construindo uma Agenda Positiva para o Mercosul, os ministros disseram que diferentes estratégias de integração já estão em estudo.

Miguel Jorge citou como exemplo linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco de La Nación para empresas no setor. O fundo de US$ 200 milhões, segundo ele, deve ser liberado até o final do ano.

“Quando você faz esse esforço combinado, começa a criar condições melhores de fabricação de autopeças e componentes no Brasil e na Argentina”, ressaltou. O ministro lembrou que cerca de 90% das empresas que funcionam no Brasil atuam também na Argentina, mas destacou que é preciso trabalhar para reduzir “assimetrias” entre os dois países.

Para Débora Giorgi, o Brasil e a Argentina precisam desenvolver “sua plena competitividade” e não se conformar apenas com o que é produzido atualmente. A ministra argentina cobrou mais ambição dos dois países no que diz respeito ao comércio regional.

“A solução para as assimetrias passa pela integração produtiva, por ter acesso ao mercado. É uma enorme oportunidade para os nossos países e para o Mercosul”, disse.

*Com informação da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]